Escolas municipais participam do Programa Agrinho

Estudantes da EMEIEF Francisco Tavares Renes em aula de campo na propriedade do Pedro Paulo Colona, que cultiva alimentos orgânicos

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), tem 33 escolas, da educação infantil ao ensino fundamental, entre campo e cidade, participando do Programa Agrinho 2023 e realizando atividades que promovem o trabalho com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As escolas fizeram adesão durante os meses de maio a agosto e desenvolveram  atividades relacionadas ao tema geral do programa em 2023 que é “Criando conexões, fortalecendo o Agro”, focando no empreendedorismo e no cooperativismo.

Os alunos da EMEIEF “Santa Rosa da Cachoeirinha” fizeram visitas técnicas a pequenos empreendedores. Com a pequena empreendedora de pintura  e bordados em tecido, os estudantes puderam ver como ela consegue ajudar nas despesas de casa, e visitaram também o senhor Thyer Drago, que ensinou a técnica de plantar, colher e fazer vassouras de melga, vendidas por ele pelo valor de 25 reais. Posteriormente, foi a vez da escola receber pequenos empreendedores como a senhora Tereza Machado Inácio, que produz e vende colorau. Com os aprendizados, os alunos produziram na escola chup-chup, feito com frutas da terra como araçá e maracujá, e venderam na comunidade.

A EMEIEF Cedrolândia recebeu a empreendedora Marineusa Farias dos Santos que ensinou aos alunos como ela faz vassouras com garrafas PETs. Já a escola EMEIEF “Francisco Tavares Renes” realizou a I Feira de Troca Solidária da Agricultura Familiar, seus alunos também estiveram conhecendo o trabalho realizado  na propriedade de Pedro  Paulo Colonna e na loja física da Associação “Universo Orgânico”.

E em outro momento, foi realizado um intercâmbio com a EMCOREIEF “Santa Helena” para uma palestra com agrônoma da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) e pioneira no Norte do Espírito Santo com a produção de cogumelo shitake, para falar sobre  “Empreendedorismo Rural”. Com aquisição de sementes e mudas, as famílias dos alunos e parceiros da escola implantaram a Horta Agroecológica na unidade de ensino, da qual se utilizou tudo que foi produzido na I Feira de Troca Solidária, e, como complemento da alimentação escolar.

Na EMEF Tito dos Santos Neves, a empreendedora  María Aparecida Bonomo Biral que falou e mostrou suas produções feitas com alimentos naturais, os quais são vendidos na Feira Municipal e no Hortomercado da cidade, mostrando que é possível empreender e fazer a conexão entre o campo e a cidade de forma sustentável.

Após o desenvolvimento dos trabalhos nas escolas, crianças da educação infantil e alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental produziram desenhos, e alunos do 4º ao 9º fizeram uma produção textual para concorrer na etapa municipal. Destes, 23 alunos e duas professoras de onze escolas tiveram seus trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora da Etapa Municipal  para concorrerem à etapa estadual, como é possível conferir na listagem abaixo:

1. EMEIEF LUZIA ZOTELLE PARTELE
  2. EMCOREIEF SANTA HELENA
  3. EMEFTI PROFESSORA ARLENE GERALDO
  4. EMEIEF CÓRREGO DA TRAVESSIA
  5. EMEIEF CEDROLÂNDIA
  6. EMEFTI BAIRRO ALTOÉ
  7. EMEF TITO SANTOS NEVES
  8. EMEIEF SANTA ROSA DA CACHOEIRINHA
  9. EMEF VENECIANO
  10. EMEIEF FRANCISCO TAVARES RENES
  11. EMCOREF GAVIÃOZINHO