ES Gás apresenta plano de investimentos para Nova Venécia e região

O município de Nova Venécia também está inserido no mapa estratégico da ES Gás, empresa comandada pelo grupo Energisa, que administra a distribuição de gás natural canalizado no Espírito Santo e que vem acelerando os investimentos com um plano ousado de expansão e modernização da infraestrutura.


Na última segunda-feira (26) o diretor Técnico Comercial da ES Gás, Raphael Pereira, esteve em Nova Venécia, onde foi recepcionado pela atual gestão, para apresentar a proposta que prevê expansão da rede com o plano de investimentos para os próximos cinco anos, protocolado junto à Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP). Também estiveram presentes os prefeitos de Vila Pavão e Pedro Canário, além de servidores de municípios vizinhos que também serão beneficiados com o projeto.

O documento apresentado estabelece diretrizes até 2030, que prevê aportes de R$ 1 bilhão em investimentos para o Espírito Santo. A iniciativa marca uma nova fase de crescimento da infraestrutura de gás no estado estabelecida em quatro pilares: descarbonização, segurança energética, competitividade e desenvolvimento, por meio da ampliação da infraestrutura de gás canalizado no Espírito Santo.


“Nosso objetivo é oferecer o gás que o Espírito Santo precisa, com o desenvolvimento do interior do Estado, a redução de emissões e a ampliação da competitividade. O plano é necessário para estabelecer uma matriz energética segura, robusta e diversificada, proporcionando segurança energética necessária para a atração de novos negócios, que vão acelerar a economia do estado”, afirmou Raphael Pereira durante a reunião.


Para a Prefeitura, a inserção de Nova Venécia no projeto representa grande potencial de desenvolvimento econômico para a região. “Trazendo o fornecimento de gás natural para cá, vamos fortalecer as nossas empresas e fomentar o desenvolvimento da nossa região com a atração de novos empreendimentos”.

Sobre a ES Gás


A ES Gás é a concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo, regulada pela ARSP. Atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, climatização, cogeração e termoelétrico, atendendo mais de 84 mil clientes. Em 2023, a empresa passou por um processo de privatização e, atualmente, integra o portfólio do Grupo Energisa.