Emoção e animação marcam o primeiro dia de aula da rede municipal de Nova Venécia

Equipe da Seme entregando o kit da educação especial

Nesta quinta feira (03), a rede municipal de ensino de Nova Venécia deu início ao ano letivo 2022. O primeiro dia de aula foi marcado por muita emoção e animação dos quase 6.200 alunos das 57 unidades de ensino do município.

Um dos motivos, foi a entrega dos kits escolares. A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Educação adquiriu todo o material escolar: mochila, estojo ecológico, lápis, borracha, régua, canetas, cadernos e esqueeze para a realização diária das atividades pedagógicas. Os kits foram distribuídos conforme a quantidade de alunos das unidades escolares e foram montados com itens de acordo com a etapa de educação – infantil, fundamental anos iniciais e finais e educação especial. Um investimento de quase R$ 2 milhões.

“Estou muito feliz com todo esse material, tudo lindo. Isso ajudou muito aos meus pais também, por que não temos muita condição”, disse emocionada, uma aluna do ensino fundamental da escola Claudina Barbosa.

Além dos kits, esse ano a educação veneciana traz muitas novidades, tanto na estrutura física das escolas quanto na proposta pedagógica. Mobiliários novos também foram adquiridos para melhorar o bem estar dos alunos e profissionais da rede: mesas, cadeiras, caminhas e armários.

Outra significativa mudança é no processo ensino aprendizagem que esse terá como foco o fortalecimento da aprendizagem. “A interação e integração entre o calendário letivo, a organização curricular, os objetivos de aprendizagem e a definição de conteúdos essenciais que não foram apreendidos durante a pandemia, será revisto em 2022”, assegura a secretária municipal de educação.

Para esse ano, houve um aumento na carga horária das aulas de Língua Portuguesa e Matemática, e a inclusão do componente curricular de Redação para todos os anos do Ensino Fundamental. A avaliação diagnóstica vai possibilitar conhecer os níveis de aprendizagem dos estudantes e assim nortear o planejamento pedagógico da rede de ensino. Material didático exclusivo irá garantir o suporte para aprendizagem.

Segundo Wanessa, as formações para os profissionais da educação são prioridade na gestão da SEME. Ela disse ainda que, houve uma ampliação de 100 novas vagas para a educação infantil em escolas do campo e da sede. E a criação da Escola de Tempo Integral “Bairro Altoé” com 190 vagas para o Ensino Fundamental Anos iniciais.

“É sempre com muita alegria e nos sentindo honrados em receber vocês pais, alunos e professores que iniciam, no dia de hoje, o ano letivo de 2022 e temos a certeza de que será um ano de grandes conquistas e realizações”, finalizou a secretária municipal de educação de Nova Venécia.