Educação: a intervenção pedagógica na alfabetização em pauta

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na terça-feira (07), recebeu a Coordenação Estadual do Programa Educar pra Valer (EpV), do Ceará, que veio ao município com o objetivo de acompanhar a devolutiva da 1ª avaliação formativa.

No encontro, que aconteceu pela manhã no auditório da Seme, a diretora do Departamento Pedagógico fez a abertura e acolhida da coordenadora Estadual do EpV e dos membros da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais, que fizeram a apresentação da devolutiva da 1ª avaliação formativa aos diretores e supervisores escolares atuantes nesta etapa.

O prefeito, o vice-prefeito e a secretária, na ocasião, aproveitaram para cumprimentar a todos pelo trabalho de excelência que vêm desenvolvendo nos primeiros anos do ensino fundamental.

Também foram apresentados aos diretores e supervisores escolares, pela coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, os resultados de leitura, e, pelas formadoras municipais de língua portuguesa e matemática, o resultado das respectivas avaliações objetivas, para os quais, posteriormente, juntos, todos propuseram recomendações, objetivando ainda mais avanços nos níveis de leitura e consolidação de demais habilidades nos referidos componentes curriculares.

Depois das apresentações, os participantes realizaram grupos de trabalhos nos quais temas como a retomada das avaliações e análise dos resultados foram discutidos pelos diretores escolares, já as orientações aos professores a partir dos dados das avaliações e  intervenções diferenciadas em  turmas são heterogêneas, pelos supervisores escolares.

Na agenda de trabalho da tarde, a coordenação Estadual do Programa Educar acompanhou o assessoramento feito pela equipe Seme nas escolas. A unidade de ensino contemplada desta vez foi a EMEF Veneciano, onde aconteceu a observação de aulas, devolutivas e feedbacks aos  professores,  supervisores e diretores escolares.

Educar pra Valer

Desde 2022, Nova Venécia implementou no município o programa Educar pra Valer, uma parceria que almeja consolidar a alfabetização na idade certa, até os 7 anos, qualificar a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e melhorar o fluxo escolar, para o qual Nova Venécia foi aprovada em edital de seleção com um grupo de apenas mais quatro municípios do Espírito Santo.