CMEITI Idalina Maria Machado Fiel realiza bate-papo sobre autismo

Mães, professores, estudantes e servidores da Secretaria Municipal de Educação durante o bate-papo sobre autismo

Na quinta-feira (31), o CMEITI Idalina Maria Machado Fiel organizou um momento alusivo ao Dia de Conscientização do Autismo que acontece mundialmente em 02 de abril. A intenção da escola é sensibilizar todos os estudantes para melhor incluir as crianças com autismo atendidas na unidade.

Por iniciativa da professora da educação especial, a equipe escolar organizou atividades,  durante toda a semana, para o 1º e o 2º período, turmas que recebem estudantes de 4 e 5 anos. E na última fase do grupo de ações pensadas pela escola, houve a culminância com o Bate-papo autismo: entenda, respeite e ame!”

A Coordenação da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que esteve presente com duas servidoras, fez a abertura das atividades da tarde com uma contação de história do livro “Anton e as meninas”, de Ole Könnecke.

Na sequência, a programação teve relatos de mães de crianças com autismo. Eliane Machado de Oliveira e Luana Silva Bortolini, cujos filhos estudam no 2º período; e a servidora da Equipe de Currículo da Seme, que tem um adolescente autista, que já está nos anos finais do ensino fundamental, falaram sobre as principais características de uma pessoa com autismo e as peculiaridades de seus filhos, ressaltando que o comportamento das crianças pode se diferenciar muito de uma para outra. As mães e as crianças dialogaram muito sobre como lidar com a diversidade a fim de promover uma maior interação entre todos os alunos e como a escola pode contribuir positivamente na evolução dos filhos.

“Sabemos que, por vezes, a criança não compreende a necessidade educacional especial do colega, por isso abraçamos a ideia da professora para realizar este que foi um momento tão rico de conhecimento para todos” concluiu a diretora da unidade.

Idealizadora das ações, a professora da educação especial da unidade relata o quanto é desafiador e gratificante trabalhar com as crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), “Venho observando que o uso da comunicação alternativa, de materiais com pareamento, os materiais estruturados, que constantemente adaptamos para que nossos alunos participem com equidade das atividades, são essenciais para evolução deles.” explicou.

As mães das crianças matriculadas na escola agradeceram pelo momento e por todo trabalho que vem sendo realizado em prol do desenvolvimento de seus filhos. Ao final, todos, crianças, professores e convidados, receberam uma lembrancinha alusiva ao dia.

Coordenadora da educação infantil  realizando a contação de histórias

Mães convidadas para partilhar suas experiências de convivência com a pessoa com autismo

A mãe, Eliane Machado de Oliveira, ladeada pela equipe de professores do CMEITI Idalina Maria Machado Fiel

Momento de interação entre os pais e as crianças durante o bate-papo

Lembrancinhas entregues no Bate-papo autismo: entenda, respeite e ame!

Crianças do 2º período atentas aos relatos dos pais

Professora da educação especial, idealizadora do “Bate-papo autismo: entenda, respeite e ame!”entregando a lembrancinha do evento aos convidados junto às crianças

A diretora do CMEITI Idalina Maria Machado Fiel com professores, pais e equipe Seme no encerramento do Bate-papo autismo: entenda, respeite e ame!”

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia