Capacitação sobre certificação da escola cívico-militar em Nova Venécia

A equipe técnica da Secretaria de Educação de Nova Venécia, participou na manhã da última segunda-feira (14), da décima segunda capacitação dos profissionais das Escolas Cívico-Militares (ECIM).

O público alvo da reunião, que foi realizada no formato on-line, foram os 69 pontos focais das escolas que realizaram adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívicos-Militares (PECIM) em 2020/2021.

O Pecim é uma iniciativa do MEC em parceria com o Ministério da Defesa, instituída em setembro de 2019, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta do Programa é implantar 216 unidades escolares em todo o país, até 2023.

A capacitação on-line teve como objetivo orientar os Pontos Focais das Secretarias de Educação sobre os processos e metodologias para a certificação das escolas, com o detalhamento do modelo de excelência e as dimensões para viabilizar a qualidade da educação. “As capacitações e formações que estão sendo ofertadas aos profissionais envolvidos na implementação da Escola Cívico-Militar, contribuem para sermos mais assertivos nas ações e encaminhamentos técnicos da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Nova Venécia, principalmente por que o planejamento prevê que o início das atividades letivas ocorra 2023”, ressalta o técnico responsável pelo ponto focal veneciano.