Na última quarta-feira (15), lideranças locais e membros da administração municipal se reuniram para dar início ao planejamento da Festa da Cidade de Nova Venécia 2026. O evento está previsto para acontecer entre os dias 23 e 26 de abril do próximo ano, quando o município celebrará 72 anos de emancipação política.
Estiveram presentes representantes de setores fundamentais para a realização da festa, como CDL, Incaper, Idaf, Cooperativa Nater Coop, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, empresários locais e integrantes do secretariado municipal.
A programação da festa contemplará atrações culturais, shows musicais, parque de diversões, barracas de comidas típicas e a retomada da tradicional parte agropecuária, que sempre foi uma marca das celebrações de aniversário da cidade.
Durante a reunião, foi destacada a importância do planejamento com antecedência para garantir a organização e o sucesso do evento. A escolha por não realizar a edição em 2025 visou justamente permitir um planejamento mais estruturado. Também foi apontada a necessidade de reestruturação do Parque de Exposições, que se encontra deteriorado por estar há algum tempo sem uso, visando oferecer uma festa à altura da população veneciana.
Próximas etapas
Esta foi a primeira reunião com parte do grupo responsável pela organização do evento. A partir de agora, serão formadas comissões temáticas para conduzir os diferentes eixos da festa. A próxima reunião já acontecerá em formato de trabalho, com as primeiras definições sendo encaminhadas.
Parque de Exposições receberá pavimentação
Além de melhorias estruturais para sediar a Festa da Cidade 2026, o Parque de Exposições Luiz Henrique Altoé receberá pavimentação asfáltica em toda a área de shows e na parte frontal, próxima ao muro. A iniciativa faz parte de um convênio entre o município de Nova Venécia e o Governo do Espírito Santo.
A medida visa proporcionar mais conforto e segurança para a realização de eventos e dará uma nova funcionalidade ao espaço: o local asfaltado será adaptado para receber aulas práticas e provas de direção veicular, atendendo autoescolas e futuros condutores da região.
Com isso, pretende-se retirar os veículos das vias urbanas, garantindo um ambiente mais seguro para o aprendizado e contribuindo também para a preservação e o uso contínuo do patrimônio público.

