Capacitação sobre financiamento da Atenção Primária reúne municípios do Norte em Nova Venécia

Foi finalizado nesta quinta-feira (21) o encontro regional de capacitação sobre o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), realizado no auditório da Unidade de Saúde Ângelo Piassarolli, no bairro Margaret, em Nova Venécia. A formação começou na última terça-feira (19) e reuniu profissionais de saúde de diferentes cidades do Norte do Espírito Santo.

Participaram da capacitação médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde de Nova Venécia, Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Boa Esperança e Vila Pavão.

A atividade foi conduzida por Fabiola Carla da Silva Sossai, representante da Superintendência Regional Norte de São Mateus e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). Ela ressaltou a importância da iniciativa para alinhar estratégias sobre o novo modelo de financiamento da APS, que vincula repasses do Ministério da Saúde à qualidade da assistência prestada.

“Estamos aqui em Nova Venécia para abordar o novo financiamento da Atenção Primária, um tema fundamental para as unidades de saúde da região. São vários indicadores que focam no processo de trabalho das equipes para melhorar o acesso e a qualidade da assistência prestada aos munícipes”, explicou.

Durante os dois dias de atividades, foram discutidos indicadores voltados ao atendimento de gestantes, crianças, idosos e saúde da mulher, além de parâmetros que norteiam a assistência em geral e determinam os repasses federais.

Segundo Fabiola, a proposta vai além da questão financeira. “A importância do encontro não é apenas sobre o recurso, mas principalmente sobre o que os indicadores relatam em termos de boas práticas. Cada indicador direciona como as unidades devem trabalhar, garantindo mudanças positivas na forma como a Atenção Primária é oferecida em cada município”, destacou.

Com o encerramento da capacitação, a expectativa é de que os municípios passem a aplicar os novos métodos de gestão e acompanhamento, ampliando o acesso da população e fortalecendo a resolutividade do atendimento.