UBS Felismino Bonomo Filho realiza ação de conscientização sobre hepatites virais

A Unidade de Saúde Felismino Bonomo Filho, no bairro São Francisco, realizou na última sexta-feira, dia 25, uma importante ação de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais. A iniciativa faz parte da campanha “Julho Amarelo”, que tem como objetivo orientar a população sobre o diagnóstico, a prevenção e o tratamento dessas doenças.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de medicamentos, consumo excessivo de álcool ou outras drogas. Com o intuito de ampliar a conscientização da comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, por meio da UBS Felismino Bonomo Filho, promoveu uma programação especial em alusão à campanha.

Segundo a enfermeira da unidade, Franciely Cezana, a campanha “Julho Amarelo” visa alertar a população para a importância do diagnóstico precoce e da vacinação contra as hepatites, considerando que, na maioria dos casos, a doença é silenciosa e só apresenta sintomas em estágios mais avançados.

“Ao aumentar a conscientização, incentivar a testagem e reforçar a importância do uso das vacinas, reduz-se de forma significativa o contágio, com mais casos identificados e melhor prevenção de possíveis agravamentos dessas doenças. Participar das ações do ‘Julho Amarelo’ é um passo fundamental para cada indivíduo, um ato de cidadania que fortalece a saúde pública”, pontuou Franciely.

Sintomas e detecção

Na maioria dos casos, a infecção pelos vírus das hepatites é silenciosa e não apresenta sintomas. Quando surgem, os sinais mais comuns incluem cansaço, febre, mal-estar, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Em caso de sintomas ou contato com casos confirmados, a recomendação é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

A detecção dos vírus causadores das hepatites virais é feita por meio de testagem. Para as hepatites B e C, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza testes rápidos. Já para os demais tipos virais, a testagem é feita por meio de exames sorológicos laboratoriais. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar o agravamento das infecções.

Infecção e cuidados

As hepatites A e E são transmitidas principalmente pelo consumo de água e alimentos contaminados por fezes, estando diretamente relacionadas às condições precárias de saneamento básico, higiene pessoal e à qualidade da água e dos alimentos.

As hepatites B, C e D são transmitidas por meio de sangue contaminado — seja por via parenteral, percutânea ou vertical (de mãe para filho) —, além do contato sexual desprotegido e do compartilhamento de objetos como lâminas de barbear, alicates de unha, tesouras, agulhas, seringas e outros materiais perfurocortantes.

Ações

Durante o mês de julho, as Unidades Básicas de Saúde do município estão promovendo ações como realização de testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, além de palestras, distribuição de preservativos e encaminhamento para vacinação.

Importante destacar que essas testagens estão disponíveis durante todo o ano em todas as unidades de saúde do município.