Secretaria Municipal de Educação inicia ciclo de formações do mês de maio

Equipe Seme e Professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última segunda-feira (08), realizou a primeira formação dentre as previstas em Calendário Escolar para o mês de maio. Os professores de língua portuguesa foram os profissionais contemplados pela formação continuada em serviço, que aconteceu no auditório principal da Seme, nos dois turnos.

O material Giro pela Aprendizagem, adquirido pelo município e distribuído a todos os estudantes da rede dos anos finais do ensino fundamental, foi o principal tema da formação, em que os professores puderam expor sua opinião e tirar dúvidas. O giro tem como objetivo contribuir para recomposição da aprendizagem, consolidando habilidades não aprendidas durante o percurso formativo, ou por dificuldades de aprendizagem ou devido à pandemia.

As principais habilidades discutidas na formação são as relacionadas aos gêneros textuais, à análise linguística, à leitura e produção de textos orais e escritos. Os professores participaram também de oficinas de elaboração de atividades e também de jogos, voltados para o atendimento do público-alvo da educação especial.

Segundo a formadora, professora da rede e técnica pedagógica da Coordenação do Ensino Fundamental do Anos Finais da Seme, o trabalho com os gêneros textuais é o ponto forte do material do Giro. “Precisamos levar em conta que as transformações sociais nos exigem novos formatos de textos, como temos vivenciado o crescimento dos gêneros midiáticos como o post, o card, os comentários, legendas, feeds, o spot, o meme, entre tantos outros. Nós, professores e estudantes, precisamos estar preparados para essas mudanças ou em breve seremos arcaicos diante delas”, enfatizou a professora.

Equipe Seme e Professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal

Técnicas da Secretaria Municipal de Educação