Nova Venécia participa de debate sobre altas habilidades e superdotação

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e da Equipe de Educação Especial, na tarde da última segunda-feira (22), foi convidada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas para participar dos estudos do Grupo de Estudos em Educação Especial Inclusiva – GEEEI, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Altas habilidades e superdotação é o eixo temático de estudos do grupo neste semestre. O encontro contou com a mediação do professor Roberto Machado, da Secretaria Municipal de Cariacica, que trouxe para as discussões o tema “Estudantes com altas habilidades, quem são? Diálogos sobre a identifica”.

Roberto Machado preparou dois materiais, que haviam sido enviados previamente para análise do grupo: Altas habilidades e superdotação – Identificação e Altas habilidades e superdotação – Mitos, os dois de sua autoria, com os quais os participantes fizeram uma leitura detalhada e crítica, pontuando os conceitos apresentados e discutindo suas aplicações práticas, propondo a desmistificação dos preconceitos e mitos associados a este tema.

O GEEEI está em funcionamento no Ifes de Nova Venécia desde de junho de 2022 e tem como objetivo promover um espaço de formação continuada para reflexões acerca das questões inerentes à Educação Especial e à inclusão dos estudantes com necessidades específicas, de modo que as práticas pedagógicas sejam mais acessíveis, inclusivas

e equitativas.

Os encontros são realizados mensalmente para estudar uma temática previamente estabelecida. Um encontro para maio já está agendado.