Secretaria de Saúde faz alerta a população para os sintomas da Tuberculose

A Prefeitura de Nova Venécia através da Secretaria de Saúde, vem alertar sobre o a importância do Controle e Combate a Tuberculose. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que pode causa a morte, acomete principalmente os pulmões, causando os sintomas de tosse por três semanas ou mais, cansaço, emagrecimento, febre (mais comumente ao entardecer), perda de apetite e suor excessivo à noite.

A transmissão da tuberculose ocorre de pessoa a pessoa, quando a pessoa infectada com tuberculose e sem tratamento, ao falar, espirrar ou tossir elimina bacilo da tuberculose pelas pequenas gotículas de saliva e aerossol infectando outros indivíduos. O Ministério da Saúde estima que cada paciente com tuberculose pulmonar sem tratamento, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

É de suma importância o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. O tratamento dura no mínimo 6 meses, é gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS). Em caso de sintomas procure uma Unidade de Saúde da Família de seu bairro . Tuberculose Tem Cura!

Ascom | PMNV