Risco de fraudes e golpes aumenta nas compras online: saiba como se proteger

imagem ilustrativa

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) fazem um alerta às pessoas que buscam consumir via online.

Comprar pela internet se tornou uma prática comum em nossas vidas, oferecendo comodidade e uma ampla variedade de produtos. No entanto, com o aumento das transações online, cresceu também a ameaça de fraudes e golpes virtuais.

Apesar da facilidade, comodidade, variedade e preços mais em conta, a conveniência das compras online é inegável, mas essa praticidade também pode esconder armadilhas. Alguns dos riscos mais comuns incluem: Falsas lojas online: Golpistas criam sites que imitam lojas reais, oferecendo produtos a preços extremamente baixos. Ao fazer uma compra, os consumidores podem nunca receber o produto ou serem vítimas de roubo de informações pessoais e financeiras. Para haver mais segurança antes da compra, pesquise sobre a loja na internet, faça busca no site “Reclame Aqui” para saber o índice de reclamações e demais fatores sobre determinadas empresas.

E-mails e mensagens falsas: Phishing é uma técnica em que os criminosos enviam e-mails ou mensagens falsas, fingindo ser de empresas legítimas, para roubar informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito.

Produtos falsificados: Alguns vendedores inescrupulosos vendem produtos falsificados, que podem ser perigosos ou de baixa qualidade.

Pagamentos inseguros: Se o método de pagamento não for seguro, os dados financeiros podem ser roubados durante a transação. Ainda deve-se atentar se o pagamento está sendo feito para o nome de uma empresa ou em nome de pessoa física.

Para se proteger contra fraudes e golpes online, siga estas orientações:

Pesquisa detalhada: Antes de fazer uma compra, pesquise a reputação da loja online e do vendedor. Avaliações de clientes e a presença em redes sociais podem fornecer pistas valiosas, bem como, a pesquisa na internet e no site “Reclame Aqui”.

Verifique se a conexão é segura: Certifique-se de que o site utiliza uma conexão segura (https://). Isso protege suas informações durante a transação.

Desconfie de ofertas muito baratas abaixo do mercado: Se um negócio parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Desconfie de preços extremamente baixos e promoções milagrosas.

Não compartilhe informações pessoais: Empresas legítimas nunca pedem senhas ou informações de pagamento por e-mail. Nunca compartilhe esses dados via e-mail ou mensagem e tome cuidado em clicar em links duvidosos.

Mantenha seu software atualizado: Mantenha seu sistema operacional, navegador e antivírus atualizados para proteger seu dispositivo contra ameaças.

Mesmo seguindo todas as precauções, é possível cair em golpes online. Se isso acontecer, siga estas etapas:

Registre a fraude: Anote todos os detalhes da transação e as informações do vendedor.

Contate sua instituição financeira: Entre em contato com seu banco ou empresa de cartão de crédito para relatar a fraude e solicitar a reversão de cobranças não autorizadas, sendo necessário fazer isso de forma mais imediata possível.

Denuncie: Reporte a fraude às autoridades policiais e às agências de proteção ao consumidor.

Mude senhas: Altere suas senhas de acesso e monitore suas contas bancárias regularmente para detectar atividades suspeitas.

Compartilhe a experiência: Ao compartilhar sua experiência, você pode ajudar outros consumidores a evitar cair nas mesmas armadilhas.

Segundo o coordenador Municipal do Procon, as compras online oferecem inúmeras vantagens, mas também apresentam riscos. “Devemos estar atentos, manter boas práticas de segurança e saber como agir em caso de fraude, é possível aproveitar a conveniência das compras online com muito mais segurança. O conhecimento e a conscientização são os melhores fatores a ser utilizado contra golpistas virtuais”, destaca.