Profissionais da educação fazem formação sobre sistema de gestão escolar

Profissionais da EMEF Stanislaw Zucoloto durante formação em sistema de gestão escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou o quarto dia de capacitações da VI Formação Continuada em Serviço, dando início, na última segunda-feira (25), aos estudos para os profissionais da educação.

Os professores do ensino fundamental anos finais estiveram reunidos, em seus respectivos turnos e unidades de ensino, para realizarem uma formação, com transmissão on-line, sobre o sistema de gestão escolar, com o tema “Desmistificando o Siscol” com a empresa que presta consultoria à rede. O encontro teve duração aproximada de duas horas. Segundo a responsável pela Formação Continuada na Seme, o objetivo da capacitação é dinamizar o tempo dos profissionais sanando as dúvidas mais frequentes em seu preenchimento.

Para uma docente, a formação sobre o sistema de gestão escolar reforçou muito dos conhecimentos já adquiridos pela equipe na pauta web do professor. “Pudemos explanar sobre algumas informações que geraram dúvidas durante o preenchimento dos diários no 1° trimestre, que foram frisadas com os presentes pela supervisora. De modo geral, foi muito proveitoso para todos, inclusive sobre os procedimentos avaliativos” conclui a professora da EMEF Stasnislaw Zucoloto.

A professora da EMCOR Gaviãozinho disse que a formação foi bem abrangente e a experiência e dedicação do instrutor foram fundamentais para o nosso aprendizado. “Estes conhecimentos serão muito importantes para nossa qualificação, vai nos ajudar muito. Achamos muito bom todo o contexto, nos faz ver possibilidades e alternativas para melhorar sempre nosso trabalho. Sabemos que isso é só o começo de um permanente estudo que precisamos desenvolver para aprender com propriedade” analisou a docente.

A análise do cronograma oficial das mensurações contínuas do programa de Fortalecimento da Aprendizagem, para o 2º semestre, ocupou a agenda dos profissionais no segundo momento de estudo. Orientada pela supervisão escolar de cada unidade, a análise tem de pontuar as habilidades que os alunos encontraram maior dificuldade, bem como deliberar medidas que possam melhorar a defasagem, de acordo com a realidade de cada escola, envolvendo todos os componentes curriculares.

Segundo a professora da EMEFTI Arlene Geraldo, o encontro foi proveitoso, pois reuniu a equipe toda. “Esse planejamento com a presença de todos nos permite fazer um levantamos das maiores dificuldades, nos dando a oportunidade de discutir e tomar possíveis decisões”, pontuou a servidora.

É possível conferir o dia de muito trabalho e estudos dos profissionais da rede, tanto na cidade quanto no campo:

FORMAÇÃO SOBRE O SISTEMA DE GESTÃO


FORMAÇÃO SOBRE AS MENSURAÇÕES DO PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM

Ascom | PMNV