Educação oferta formação em Liderança Educacional para diretores da educação infantil

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na terça-feira (23), realizou o 1º Encontro Presencial da 1ª Trilha Formativa de Gestores Escolares, desta vez, para os diretores escolares da educação infantil.

A secretária Municipal de Educação fez a abertura e falou da importância da etapa da Educação Infantil na jornada educacional dos estudantes. “À educação infantil, como a primeira etapa da educação básica, tem que se dá a devida importância diante da realidade da educação no país, e, por isso, representa para os gestores um enorme desafio a ser vencido, neste contexto, a formação cumpre seu papel em capacitar líderes tanto nos aspectos administrativos quanto nos pedagógicos”, afirmou.

A assessora do Departamento Pedagógico da Seme, que fez uma capacitação específica para este momento formativo, conduziu o dia de estudos que teve como tema geral “Liderança Educacional: Transformando desafios em  oportunidades pedagógicas”, iniciando com a acolhida dos profissionais, que assinaram o Contrato de Convivência e participaram da Dinâmica do Riso.

Já o tema Características do desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças em transição” foi apresentado pela psicóloga educacional da Seme. Aberto para o debate,  houve uma intensa participação dos gestores sobre o assunto, que tiveram suas dúvidas esclarecidas pela profissional.

O coordenador da Educação Infantil da Seme foi quem explanou sobre o tema “Educação Infantil: da creche ao início da alfabetização no 1º e 2º período e o perfil docente”, que lançou mão de atividades práticas para demonstrar o conteúdo e não deixou ninguém parado. Ele ainda explicitou como a Educação Infantil está estruturada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental é sempre vista com cautela, por isso a própria BNCC traz a Ficha de Transição que foi amplamente analisada em uma oficina pelos diretores escolares, acompanhados pela  assessora do Departamento Pedagógico da Seme.

A assessora encerrou a formação com as oficinas de Elaboração de Plano de Gestão, voltado às metas dos Campos de Experiência na Educação Infantil nos 1º e 2º no período e a de Temas importantes na Educação Infantil.

Formação em Liderança Educacional

Aberta em 04 de março, a formação conta com estudos on-lines, em que os cursistas realizam as atividades por meio da plataforma do Centro de Formação dos Profissionais da Educação – CEFOPE – ofertada pela Secretaria de Estado de Educação (Sedu),  a Subsecretaria de Estado de Articulação Educacional, a Gerência do Regime de Colaboração com os Municípios (GERCO) e a Subgerência de Apoio à Gestão Municipal.