Professora de Arte do CMEI Luzia Alves de Lima desenvolve Projeto da Consciência Negra com seus alunos

Todos os trabalhos desenvolvidos pela professora de Arte do CMEI Luzia Alves de Lima durante as etapas do Projeto da Consciência Negra

O mês de novembro nas escolas da rede municipal é marcado pela culminância das atividades sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana previstas na Lei 10639/03, que inclui no currículo oficial a obrigatoriedade da presença dessa temática e que está no Currículo de Nova Venécia 2021, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A professora de Arte do CMEI Luzia Alves de Lima iniciou suas atividades por meio de uma roda de conversa a respeito das diferenças e do combate ao racismo e de uma contação da história “As cores de cada um”. A sala já estava preparada com obras de arte de artistas como Portinari e Angélica Dass, que retratam pessoas com todos os tons de pele. Com auxílio de um globo terrestre, a docente conversou com as crianças sobre a diversidade que existe no País, explicando, porque a população brasileira tem tantos tons de peles diferentes, fazendo uma demonstração com uma paleta de cores.

Após toda essa contextualização, foram realizadas as bandeirinhas, celebrando a diversidade, com intuito de levar as crianças a refletirem sobre o mundo que desejam ter para um futuro cheio de igualdade e respeito.

O maternal e o 1º período tiveram liberdade criativa para pintarem, no 2º período foi acrescentada uma lista de palavras, de acordo com seu nível de escrita, para colocarem na bandeirola. Com a conclusão dessa atividade por todos os estudantes, foi possível decorar a escola para esta data tão importante que é o Dia da Consciência Negra.

Dentro das habilidades do componente curricular Arte, desenvolveu-se a leitura de imagem e os elementos formais, orientando o olhar da criança para cada cena das obras. Dando continuidade ao Projeto, a professora levou para sala de aula a animação Bino e Fino, explorando a cultura africana com as crianças e mais atividades foram propostas para as crianças. Após a contextualização, deu-se início ao próprio percurso investigativo, em que os estudantes fizeram misturas de tintas para produzir tonalidades de pele.

A turma do Maternal II ficou responsável pela produção do Painel Coletivo: “As cores de cada um”. Houve muita mistura de cores para a comparação com os tons de pele da turma, provocando a discussão sobre as características que fazem com que cada pessoa seja singular, por fim, foi realizado o carimbo com as mãos com os tons de pele obtidos.

O Painel Coletivo do 1º período teve o tema “Mulher negra”, mostrando que todas as belezas são únicas, com a técnica mosaico, com recorte e colagem, seguida da leitura de imagem da obra realizada por eles.

Já o 2º período, com a mistura das tintas, fez a comparação das cores obtidas, explorando a variedade de tons e feições, ressaltando a diversidade. Para aprofundar a proposta e ampliar a percepção sobre o tema, as crianças reproduziram cores e formatos de olhos, bocas e cabelos variados, desenhando, recortando e fazendo colagem do cabelo com lã e contorno com pincel preto.

Assim chegou o momento em que todos puderam apreciar as obras uns dos outros, com a percepção apurada sobre as diferenças, foi o momento de mergulhar na análise das questões raciais envolvidas nos desenhos, a fim de que as crianças pudessem refletir sobre elas e fazer suas produções.

A Coordenação da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação disse que as escolas têm desenvolvido trabalhos riquíssimos durante todo o ano. “Estamos encantados com o engajamento de todas as Unidades de Ensino por realizarem com seriedade atividades que resultam em respeito mútuo. Parabenizamos o protagonismo da professora, da equipe escolar e dos alunos”.