Nova Venécia realiza XIII Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Nova Venécia por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e da Secretaria de Assistência Social realizou na última terça feira (17) a XIII Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a Conferência trouxe um espaço deliberativo onde são discutidas propostas para as políticas públicas da Assistência.

Os Eixos de Discussão foram: EIXO 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades. EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a importância da participação dos usuários. EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social. EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

O processo conferencial se desenvolve num movimento que envolve a realização de conferências municipais, estaduais e do Distrito Federal e nacional, nessa ordem de realização. As deliberações para o aprimoramento do SUAS são encaminhadas diretamente aos gestores dos respectivos âmbitos em que são realizadas.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a Conferência é importante para discussão das políticas públicas de assistência no município. “É um espaço de participação democrática e de debates coletivos para discussão de propostas de organização municipal. Isso nos permite avaliar e indicar diretrizes para o aperfeiçoamento da política do Sistema Único de Assistência Social”, destaca.

A secretária municipal de Assistência Social de Nova Venécia, destacou o desafio de realizar uma conferência neste tempo pandêmico e ressaltou o evento como um importante espaço democrático. “Estamos nos reinventando este ano com a organização da Conferência da Assistência Social. Foi Adotado um modelo híbrido de participação, seguindo todas as diretrizes sanitárias. Trata-se de um evento muito importante para fomentação do debate, um ambiente de diálogo aberto, com os usuários, o corpo técnico, o governo, os trabalhadores e as entidades”, disse.