Nova Venécia promove Campanha de Doação de Sangue e reforça importância do gesto solidário

Um gesto de amor que salva vidas. Assim foi definida a Campanha de Doação de Sangue, realizada no último sábado (16), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Felismino Bonomo (antiga UPA), localizada ao lado da Vila Olímpica, na Cidade Alta, em Nova Venécia.

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), Hospital São Marcos (São Camilo), Lions Clube, ONG Voluntários do Bem e o Consórcio CIM Norte, a ação teve como objetivo reforçar os estoques de sangue e incentivar a solidariedade da população, estimulando um ato simples, rápido e seguro, mas que pode salvar inúmeras vidas.

Ao todo, 81 pessoas participaram da campanha, sendo coletadas 65 bolsas de sangue. Outras 16 pessoas foram consideradas inaptas para a doação e 20 cadastros de medula óssea foram realizados. O processo foi organizado por meio de agendamento prévio, garantindo comodidade e segurança aos doadores.

A enfermeira Franciely Cezana, da ESF Felismino Bonomo, agradeceu a todos os voluntários que dedicaram parte de seu dia para contribuir com a causa. “Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Esse gesto representa muito para quem precisa”, destacou.

Já a coordenadora da Atenção Primária, Zenailde Marré, ressaltou que o espaço da unidade continuará sendo disponibilizado para futuras ações de coleta de sangue e frisou que todos os protocolos de saúde foram rigorosamente seguidos durante a campanha.

O presidente da ONG Voluntários do Bem, Silmar Barbosa Neres, também enfatizou a importância da iniciativa e chamou atenção para o cadastro de medula óssea. “A chance de encontrar um doador compatível é de, em média, 1 em 100 mil pessoas. Por isso, cada cadastro realizado representa esperança para quem aguarda por um transplante”, explicou.

A Campanha de Doação de Sangue reforça o compromisso de Nova Venécia em fortalecer a rede de saúde regional e estimular a solidariedade entre os moradores, lembrando que pequenos gestos podem gerar grandes transformações.