O musical “ETHNIKOS – O Som das Nossas Raízes” encerrou sua temporada com sucesso nesta quarta-feira (27), na Praça Adélio Lubiana, em Nova Venécia, após três noites de apresentações emocionantes que encantaram o público. O espetáculo celebrou a riqueza da miscigenação brasileira e prestou uma vibrante homenagem às culturas que compõem a identidade capixaba.
Idealizado e dirigido pelo maestro ítalo-brasileiro Inárley Carletti, o musical levou ao palco cerca de 350 artistas, entre músicos, atores, dançarinos, cantores líricos e populares, além de uma orquestra sinfônica, banda e um coro infantojuvenil formado por centenas de crianças e adolescentes da rede pública municipal. Também participaram grupos da terceira idade, reforçando a diversidade e o caráter inclusivo da produção.
Com narrativa dividida em oito cenas, o espetáculo conduziu o público por uma viagem pela formação cultural do Espírito Santo. Desde os rituais indígenas ao encontro com os colonizadores portugueses, passando pela resistência e expressões afro-brasileiras como a capoeira e a dança afro, até as festas e tradições dos imigrantes pomeranos e italianos. Cada ato combinou música, teatro, dança e projeções visuais para compor um verdadeiro mosaico de ancestralidades.
Gratuito e aberto ao público, o evento atraiu grande número de pessoas nas três noites, demonstrando o interesse e valorização da população pela arte e pela história local.
O musical ETHNIKOS também abriu caminho para a tradicional Festa da Cappitella, que começa nesta quinta-feira (28) e segue até domingo (31), movimentando ainda mais a cena cultural de Nova Venécia.
A realização é da Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a AFECAPI, Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Educação.








