Município de Nova Venécia adquire 100 kits de fossa séptica

Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social durante orientação no Patrimônio de Cristalina

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Setor de Habitação adquiriu 100 kits de fossa séptica biodigestora para doação a população da zona rural do município, a iniciativa pioneira foi aprovada em Sessão Ordinária, através da Lei Nº 79/2023, de autoria do prefeito.
O projeto faz parte da Política de Incentivo para Fossa Ecológica na Zona Rural “Despoluir Mananciais para Beber Água da Fonte”, que possui como objetivo principal, o correto tratamento do esgotamento sanitário.

Segundo a engenheira do Setor de Habitação, a fossa séptica biodigestora recebe todo o esgoto da residência que compreende o despejo de vasos sanitários, lavatórios e chuveiros. “Esse tipo de fossa tem como diretriz manter o meio ambiente equilibrado em busca de desenvolvimento sustentável, não prejudica o lençol freático, não contamina o solo e não expõe os moradores, como acontece com as fossas negras”, pontua.

Um dos critérios para receber o Kit, é o interessado estar inscrito no Programa Federal Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. A Secretaria Municipal de Assistência Social disponibiliza a todos os beneficiários, uma cartilha, as sanções previstas em leis e o adequado processo de instalação do kit fossa séptica biodigestora, bem como equipe técnica, uma engenheira e uma assistente social orientando a importância da implantação das unidades de tratamentos de esgoto sanitário.

Até o momento a equipe já entrevistou cerca de cinquenta possíveis beneficiários das regiões de Chapadinha, Córrego do Limão , Assentamento Lamarca, São Luiz Rei, Santo Antônio do XV, Córrego Celestina, Assentamento Travessia, Travessia, Assentamento do Rodeio, São João, São José do Campo Real, Poção e Cristalina.

A próxima etapa, que compreende orientação e visita técnica, está prevista para atender as regiões de Água Limpa, Barra de Boa Vista, Perdida, Guararema, Dantas, São Gonçalo, Pip Nuck e Luzilândia.
A secretária de Assistência Social, destaca que além dos atendimentos na sede da Secretaria, encontros por regiões estão sendo feitos, ou seja, a equipe do Setor Habitacional vai até a Zona Rural para orientar e falar da importância do Projeto e para dar maior comodidade aos moradores do interior.