Janeiro Branco: Violência psicológica e a saúde mental

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo; e muitas vezes o nosso corpo adoece como consequência do estado de nossa mente. Então, vamos aproveitar o ano que está apenas começando e pôr em prática algumas daquelas promessas que fazemos a cada início de ciclo. Mudanças simples de certos hábitos podem nos proporcionar melhor qualidade de vida, o que também refletirá na nossa relação com outras pessoas. Aproveitamos o mês de janeiro para conscientizar as pessoas da importância de se construir uma vida emocional satisfatória. 

Que tal seguirmos algumas dicas simples que certamente contribuirão para uma boa saúde mental? 

1. Use suas redes sociais com maturidade. Muitos desequilíbrios mentais se iniciam após discussões e expressões equivocadas pela internet. Já existem inúmeras pessoas adoecendo por causa do mau uso das redes sociais. Não seja uma delas! 😊 

2. Pratique atividades físicas. Pode ser na academia, na praia ou uma curta caminhada. Mas precisa haver regularidade quanto à prática dos exercícios. Se mantidos, eles ajudam na sensação de bem-estar e também na relação com a própria imagem. 

3. Tenha um boa noite de sono. Uma quantidade de horas satisfatórias de sono é essencial para a manutenção do bom humor no dia seguinte e melhor ordenação dos pensamentos. Ah! e tente não levar os problemas para cama, certo? 

4. Saiba expressar os seus sentimentos. Se houver coisas que te incomodem e precisem ser ditas a alguém, se expresse com civilidade. Lembre-se que conversar é bem diferente de brigar com a pessoa. 

5. Está se sentindo sobrecarregado/sobrecarregada com certas situações da vida? Procurar alguém de confiança para falar sobre os sentimentos ajuda a diminuir tensões internas. E caso seja necessário, busque atendimento com profissional de saúde mental. 

6. Reserve um momento para fazer algo que você gosta: estar com amigos ou a família, ler, desenhar, ouvir música, passear…. Faça algo que seja saudável e que tenha valor para você. 

Todas essas dicas são simples, mas de grande ajuda para a formação de uma vida emocional de qualidade. Agora é necessário que você pratique, pois elas estão ao alcance de todos. ;). Mas atenção: havendo necessidade, não deixe de procurar a orientação de um profissional de saúde mental. Muito pode ser feito com o auxílio adequado. 

É VÁLIDO SABER: 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é o serviço que atende e acompanha vítimas de quaisquer violações de direitos, entre elas, a violência psicológica. 

Mas, por que um texto sobre saúde mental? 

Porque a violência psicológica traz consequências para a saúde mental e também física do indivíduo: 

Ela pode causar problemas como depressão, ansiedade e até pensamentos suicidas. 

Também afeta o corpo provocando alterações no sono, distúrbios alimentares, abuso de álcool e outras substâncias. 

Para tratar os efeitos causados pela violência psicológica, o primeiro passo é ter a consciência de que ela está ocorrendo. 

Na maioria das vezes é preciso procurar ajuda de profissionais capacitados (terapeutas, psicólogos e etc). Ignorar o sofrimento tende a agravá-lo. 

Ascom | PMNV