Formação de professores dos anos iniciais tem como tema a cultura da paz

Técnicas pedagógicas da Seme multiplicadoras das formações do programa Educar pra Valer no município

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nos dias 29 de setembro e de 02 a 06 de outubro, realizou a 8ª edição da  formação continuada em serviço para os professores do ensino fundamental anos iniciais, em parceria com o programa Educar pra Valer.

As professoras e formadoras Débora Cristina C. Vigne, Élida Almeida da Silva e Regina Lopes, também técnicas da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais, são multiplicadoras do programa Educar pra Valer no município e conduziram os seis dias de formação, para atender as turmas de 1º ao 5º ano e as de multi do campo.

A primeira temática dos momentos formativos foi a Mediação de conflitos e a cultura de paz, seguida do estudo sobre Comunidades de Aprendizagem: grupos interativos como estratégia de fortalecimento da aprendizagem.

Segundo uma das especialistas, o objetivo desse debate é personalizar o processo de ensino e aprendizagem. “O intuito é pensar uma prática que respeite as individualidades e, ao mesmo tempo, considere a coletividade para o alcance de resultados benéficos para todos nas diversas esferas sociais de convivência”, ressaltou.

Uma dinâmica de acolhimento foi realizada por meio da leitura do livro “As cocadas”, de Cora Coralina, além da apresentação do vídeo “Pontes”. Com a reflexão, os profissionais abordaram a definição de conflitos como algo inerente a qualquer formação social, que também são importantes para evolução humana.

No segundo momento, o trabalho com Comunidades de Aprendizagem fez um estudo aprofundado sobre os sete princípios da aprendizagem dialógica que são o diálogo igualitário, criação de sentido, transformação, dimensão instrumental, solidariedade, inteligência cultural e a igualdade de diferenças.

Os professores concluíram a formação discutindo sobre a evolução da fluência de cada turma da rede, possível através da análise e consolidação dos dados produzidos pelas avaliações sistêmicas aplicadas a toda rede. Este foi o último de oito encontros de formação previstos em Calendário Escolar.

Professores das escolas multi do campo

Professores que atuam em turmas do 1º ano do ensino fundamental anos iniciais

Professores que atuam em turmas do 2º ano do ensino fundamental anos iniciais

Professores que atuam em turmas do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais

Professores que atuam em turmas do 4º ano do ensino fundamental anos iniciais

Professores que atuam em turmas do 5º ano do ensino fundamental anos iniciais

Ascom | PMNV