Feira de Ciências do Ifes expõe trabalhos premiados da EMEF Veneciano

Alunos da EMEF Veneciano durante a Fecinc no Ifes campus Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e da EMEF Veneciano, foi representada na Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc), com os projetos destaques da l Mostra Científica da Unidade Escolar. A exposição aconteceu no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Nova Venécia, entre os dias 21 a 23 de novembro. 

Durante três dias, os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º, de forma alternada, mostraram os detalhes dos trabalhos aos visitantes da Feira. Evolução do telefone, cromatografia/pigmentos vegetais, globo de plasma (material reciclado), carro de madeira (com material todo reciclável, bateria e furadeira), investigação criminal (material reciclado), fonte de Heron e energia eólica foram alguns deles.  

A Fecinc é um movimento que tem como objetivo despertar e valorizar jovens talentos para as áreas de ciências e engenharia. Faz parte de uma rede de feiras de ciências que se estende pelo Brasil e por outros países, possibilitando aos alunos expositores novas oportunidades de intercâmbios científicos e culturais. Em Nova Venécia, foram apresentadas as iniciativas em Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição na Região Norte do Espírito Santo. Além do campus anfitrião e dos campi Aracruz, Barra de São Francisco, Colatina, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia e São Mateus, participam, expondo seus projetos numa mostra científica, alunos e professores de escolas públicas e privadas de vários municípios do Estado.  

A programação também contou com a presença do diretor de Pesquisa do Instituto Tekoá, Eros Frederico da Silva, que desde 2016 implementa ações de educação científica, em sua fala ele destacou sua experiência com a iniciação científica desde o ensino médio, que foi a base para alcançar seus objetivos.  

A Feira recebeu também a bicampeã em ciências sociais aplicadas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas, Victórya Leal, que representou o Brasil na Internacional Conference of Young Scientists, terceira maior feira de ciências do mundo, que ocorreu na Europa. “O principal recado que a gente tem que dar para todas as pessoas é falar pros jovens que é possível. Às vezes a gente pensa, ‘o que que é um cientista?’ e a primeira imagem que vem à cabeça é um homem idoso num laboratório, um Einstein. E é isso que vem como referências. Precisamos falar para os jovens que os cientistas são todas as pessoas que têm uma ideia que pode mudar o mundo. E que isso é potente e que isso os torna protagonistas”, pontuou. 

A jovem finaliza dizendo que não é preciso estar em um laboratório para fazer ciência. “Estudantes podem fazer sim ciências humanas sociais, podem começar desde cedo e isso é o importante e não é distante da realidade. Não importa se eles vêm de escola pública ou não. O que importa é acreditar na ideia e, claro, ter uma rede de apoio para fazer isso acontecer”, considerou.  

Enzzo Eller Panciere, aluno do 6º ano da EMEF Veneciano, não pensa diferente de Victória e acredita que é possível, basta dar o primeiro passo. “A gente precisa acreditar nos nossos sonhos. Eu acreditei e hoje estou aqui”, disse.  

“Por aqui passaram pessoas de vários estados brasileiros, essa Feira é uma vitrine para mostrar os talentos dos nossos alunos. E para nós, da rede pública municipal, é um orgulho estar aqui expondo os belíssimos projetos dos estudantes, mostrando o potencial deles”, finalizou a secretária Municipal de Educação.  

A Seme disponibilizou transporte para mais de 870 alunos da rede visitarem a Feira durante os dias de exposição.  

“O município de Nova Venécia está extremamente feliz e agradecido por ter sediado este evento e por ter alunos da rede municipal do ensino fundamental participando da Fecinc. Parabéns à equipe da Secretaria de Educação. Obrigado Ifes pela parceria de sempre”, comemorou o prefeito.  

Para a responsável do setor de formação da Seme o sentimento é de gratidão. “Há alguns meses estamos neste movimento de Feiras de Ciências, através da participação do edital da CNPq, em que fomos contemplados em um edital para realizar a I Mostra Científica da EMEF Veneciano, e este movimento nos trouxe até aqui. Nossos alunos apresentaram de maneira grandiosa cada trabalho, nos quais a iniciação científica aconteceu de forma intensa e efetiva”, ressaltou a responsável pelo Grupo Trabalho de Formação Continuada da Seme.  

Ela completa dizendo que o trabalho de fortalecimento da aprendizagem realizado pela Seme já vem apresentando os frutos esperados, e os alunos estão avançando e sendo os protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem. 

Ascom | PMNV