Escolas em tempo integral para o campo

Reunião na EMEIEF São Luiz Rei para implementação do Tempo Integral

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), se reuniu com as comunidades do Bis e do São Luiz Rei, no último dia 14 de dezembro, para discutirem a implementação do tempo integral nas escolas. A novidade foi muito bem aceita pelos pais de ambas as comunidades.

Na atual gestão, muitas ações estão sendo alinhadas, articuladas para cumprimento conforme as leis educacionais, como é o caso da Meta 6 do Plano Nacional/Estadual/Municipal de Educação que trata da oferta de educação em tempo integral, que já é uma realidade em nosso município, com duas Unidades de Ensino localizadas na sede, uma de Ensino Fundamental Anos Iniciais e outra de Ensino Fundamental Anos Finais . A proposta apresentada pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI) contribui para o cumprimento da Meta 6, por isso a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a adesão ao PROETI, para oferecer aos nossos estudantes do Ensino Fundamental a Educação em Tempo Integral.

Durante a reunião, os técnicos da Seme apresentaram quais seriam as mudanças e os benefícios com a implementação do Tempo Integral. Nessas duas escolas, a jornada passa a ser de 35 horas semanais e os alunos têm 3 refeições por dia. Além dos componentes integradores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na proposta das escolas em Tempo Integral, a Organização Curricular conta também com outros componentes da parte diversificada como Estudo Orientado, Experimentando o Mundo, Empreendedorismo, Projeto Integrador e Eletivas. A técnica da Seme, responsável pelo Tempo Integral, explicou que tais componentes são determinantes para despertar o protagonismo das crianças e adolescentes, auxiliando na vida dos estudantes, nas famílias, na escola e na sociedade.

Os pais ficaram muito contentes com a novidade. Uma mãe da comunidade de São Luiz Rei falou que poderia até ser mais tempo na escola, porque ajudaria muito as famílias que precisam se ausentar durante o dia na época da colheita de café. Um pai da comunidade do Bis agradeceu a oportunidade, ressaltou que se isso já é uma tendência nacional, que a comunidade não poderia ficar para trás e parabenizou Nova Venécia por sair à frente nesse projeto.

Além dos investimentos para aquisição de recursos pedagógicos, as escolas podem obter, gradativamente, melhorias na infraestrutura e na aquisição de recursos tecnológicos.

A partir de 2024, Nova Venécia contará com quatro Unidades de Ensino Fundamental em Tempo Integral, sendo duas na Sede e duas no Campo.

Reunião na EMEIEF Cachoeira Grande, na comunidade do Bis, para implementação do Tempo Integral