Associação Veneciana de Agroecologia apresenta demandas à Prefeitura

A produção orgânica em 2020 chegou à marca de 400 toneladas de produtos comercializados no município.

Nova Venécia é o segundo maior produtor de orgânicos do Espírito Santo. A lista de itens produzidos inclui: hortaliças diversas, frutíferas, queijos, café, cereais com destaque para arroz, milho e feijão entre outros, com o resgate e preservação de espécies crioulas. Inclusive na produção de café conilon orgânico, é o maior produtor do Estado. Só em 2020 produziu e comercializou cerca de 400 toneladas de produtos.

Fundada em 2004, a Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico surgiu da necessidade de um grupo de produtores de orgânicos se organizar. Atualmente são 25 associados, que cultivam de forma orgânica os mais variados produtos.

Na tarde desta terça-feira (02), a Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico, formada por sua comissão, apresentou ao prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, propostas prioritárias para fortalecimento da produção orgânica e agroecológica no município. A Associação conta como parceira, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Banco do Nordeste e da Prefeitura de Nova Venécia.

Estiveram presentes, o presidente da Associação, a agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste e representante da Câmara Técnica, Sonia Lucia de O. Santos, o professor do Ifes, Eduardo da Cunha, o chefe do escritório do Incaper, Moises Marré parceiros e membros da associação.

Entre as demandas solicitadas estão, a criação de Lei Municipal de Agroecologia em consonância com a Lei Estadual 9.616 de 06 de janeiro de 2019, do Plano Municipal de Ecologia, criação e manutenção de um Setor Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica, Manutenção e ampliação da compra direta de alimentos da agricultura familiar pelo município, Feira Municipal Agroecológica, o apoio e manutenção da política de vale-feira para ser utilizado na compra de alimentos comercializados pelo Universo Orgânico, entre outros.

“A produção de orgânicos vem crescendo bastante no município, fortalecendo a alimentação saudável, e produção ecológica sem agredir o meio ambiente e a economia local. Queremos estreitar os laços com a Prefeitura, garantir mais apoio para que possamos aumentar nossa produção e incentivar que mais produtores possam gerar renda através da produção orgânica”, disse o presidente da Associação.

O prefeito de Nova Venécia falou da importância de valorizar a cadeia produtiva de alimentos orgânicos. “Temos que ter orgulho das famílias, da Associação que eleva cada vez mais o nome do nosso município em todo território nacional na produção de alimentos orgânicos. Temos que valorizar e incentivar o produtor, e através da nossa gestão, dar todo suporte necessário através das nossas secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Cultura e Turismo, fortalecer a produção de alimentos limpos, o agroturismo, para que possamos cada vez mais ser referencia”, disse.

Plano Territorial de Agroecologia

A Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico recebeu através do Plano Territorial de Agroecologia (PAT) em 2016, um subsidio de R$ 470 mil para auxiliar na gestão e no desenvolvimento das ações entre eles a confecção de um software que vai apoiar na gestão e rastreabilidade de produtos, também a instalação das unidades demonstrativas de produção agroecológica.

Rede Raiz

A rede Raiz é uma empresa capixaba que potencializa a comercialização de frutas, legumes e verduras orgânicos. A empresa chega à Nova Venécia para oferecer a acessibilidade entre o campo e a cidade, por meio da compra planejada de desses produtos orgânicos.

A Rede Raiz buscou parceria com Associação Veneciana de Agroecologia em busca de catalogar os produtos produzidos no município e levar ao mercado, para que o consumidor final possa adquirir.

A empresa atua no Espírito Santo, Bahia e no eixo Rio-São Paulo e nos próximos meses fomentará ainda mais o mercado de orgânicos no município levando os alimentos locais para outras regiões.