Alunos dos Projetos Campeões de Futuro e Alento se enfrentam em intercambio de futsal

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Esportes realizará uma série de jogos amistosos de futsal para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, na próxima semana, entre os dias 13 e 15 de dezembro, a partir das 18 horas, no Ginásio Olímpico do Cricaré, que participam dos Projetos Campeões de Futuro – desenvolvido pelo Governo do Estado, numa parceria com o município, e alunos da Associação Alento.

PROJETO CAMPEÕES DE FUTURO – Criado em 2006, o projeto segue em desenvolvimento constante e o objetivo principal é oportunizar aos alunos a prática esportiva e a cultura do esporte aliada à educação, de forma a promover o desenvolvimento integral, como a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. O trabalho desenvolvido, em parceria com as prefeituras municipais, oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a prefeitura oferece o espaço e o(s) profissional (ais) de Educação Física, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiário e qualificação profissional, para que os profissionais envolvidos no projeto se apropriem de conhecimentos específicos da modalidade e habilidades específicas para a execução das aulas.

De acordo com os coordenadores do Projeto Campeões do Futuro de Nova Venécia, professores Fillype Caran e Eberton Galvão, o projeto é um grande sucesso entre crianças e adolescentes do município. “Atualmente, 165 atletas, entre 06 e 15 anos, estão matriculados na modalidade de futsal. Os treinamentos acontecem no Ginásio Municipal Getúlio Martins – Olímpico do Cricaré, de segunda a quinta-feira, nos períodos matutino e vespertino”, informam.

Os jogos fazem parte de intercambio com a “Escolinha Alento”, que é uma das ações desenvolvidas pela Alento Associação Esportiva e Cultural de Nova Venécia, sem fins lucrativos, coordenada pelas professoras de Educação Física Elaine Oliveira e Karinna Assis. A Alento é um projeto social que funciona há 13 anos na EMEFTI “Bairro Altoé” e atende 220 crianças, adolescentes e jovens, com idade entre 05 e 17 anos do município de Nova Venécia, com práticas Esportivas e Culturais, buscando conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do amor e respeito, disciplina, ética, e limites dentro e fora da escola.

Ascom|PMNV