Alunos da rede pública municipal são vacinados nas unidades de ensino

Campanha de vacinação contra a poliomielite no CMEI Vera Lúcia Galvão

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Saúde,  disponibilizou uma equipe de vacinadores para atender as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, regularmente matriculadas na rede pública de ensino.

A vacinação aconteceu nos CMEI’s e CMEITI’s, previsto em um cronograma feito pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde, durante parte do mês de outubro, finalizando na última sexta-feira (28).  “Nosso objetivo foi o de ampliar a cobertura vacinal do nosso município, tendo em vista a importância das vacinas neste momento, em especial, da poliomielite, que é uma doença infecciosa grave que causa paralisia permanente em determinados músculos”, disse o secretário Municipal de Saúde.

O gestor completa dizendo que os alunos que, porventura, não se vacinaram nas escolas, podem ir até as unidades de saúde que possuem sala de vacina. “Além da imunização contra a poliomielite, nossa equipe de vacinadores também irá verificar o cartão de vacina e, se for o caso, aplicar as doses que faltam”, finalizou.

De acordo com a Lei Estadual nº 10.913, de 05 de novembro de 2018, é obrigatório a apresentação de Declaração  de Vacina atualizada para a fazer  matrícula e rematrícula na rede pública de ensino.

O documento já está sendo emitido pelo Setor de Imunização, que fica na sede da Secretaria de Saúde, para não haver aglomeração.
Segundo a secretária Municipal de Educação, um termo de consentimento foi encaminhado aos pais para ser assinado e devolvido às unidades de ensino. “Esse termo resguarda a autorização dos responsáveis para a aplicação das vacinas nas crianças. Estamos felizes com o resultado da ação. Essa parceria entre a Secretaria de Saúde e a de Educação é fundamental. Agradecemos também a confiança e aceitabilidade das famílias nessa iniciativa”, frisou.

Equipe de vacinadores em uma unidade de ensino do campo
Equipe do Setor de Imunização durante trabalho em uma unidade de ensino da cidade

Ascom | PMNV