Acontece culminância das atividades desenvolvidas no 1º trimestre pela EMEFTI Bairro Altoé

Estudantes da eletiva de Capoeira

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e da EMEFTI Bairro Altoé, na última sexta-feira (23), apresentou à comunidade escolar as atividades desenvolvidas por alunos e professores no decorrer do primeiro trimestre do ano letivo de 2023.

A diretora da escola, professora Joceli Machado Vieira, recebeu os convidados que compareceram para prestigiar as atividades pedagógicas, que  foram desenvolvidas na quadra da EMEF Stanislaw Zucoloto. Estiveram presentes o subsecretário Municipal de Educação,  Gustavo Pansiere, a coordenadora Municipal do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), Hosana Maria Alves, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais Maria da Penha Pansiere, as técnicas pedagógicas da Seme, Lória Lorenção, Joziane Favero, Claudilene Cesconete, a diretora da EMEF Stanislaw Zucoloto, representando os diretores da rede, Maria das Graças Bastianello, e da EMEFTI Professora Arlene Geraldo, também em tempo integral, a diretora Silvani Pereira.

Na abertura, o subsecretário, em seu pronunciamento, convidou a equipe de professores da escola, para se posicionar à frente do público, a fim de prestar-lhes homenagens pelo desempenho no trabalho realizado. Os estudantes, empolgados, aplaudiram muito os docentes.

A culminância do trimestre têm por objetivo expor as atividades desenvolvidas, nos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na parte diversificada da organização curricular da escola em tempo integral, assim, a programação se iniciou com a apresentação da dança do Carimbó, aprendida durante a Eletiva de Dança, coordenada pela professora Kevillin Vilella Siqueira.

Na sequência, as turmas dos terceiros anos, orientadas pelas professoras Rosivane e Marinete da Silva Loback, desenvolveram a cantiga de roda por meio da música típica Nordestina, os segundos anos, acompanhados pelas professoras Roseni de Fatima Oliveira e Elaine de Brito Souza Bravin, com a música coreografada A flor do mamulengo.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de se pronunciar e explicaram aos presentes como são realizadas as Eletivas. Depois da apresentação da capoeira, o aluno Enzo Gabriel Emiliano Cheves, do 2º ano B, falou da Eletiva de Capoeira, a qual são acompanhados pela professora Rosivane Inácio da Silva e pelo Amigo da Escola, Rafael Bueno da Silva. Já o Davi Lucas Costa Freitas, do 5º ano, explanou sobre a Eletiva de Saúde e Bem-estar, que é coordenada pelo professor Jadson de Oliveira Fernandes.

Dando continuidade às atividades pedagógicas do dia, aconteceu a apresentação da Eletiva de Coral, com as músicas “Saber quem sou” e “Deserto”, coordenada pelo professor Alcione Serra, e da turma do quinto ano, por meio da aula de Educação Física, ministrada pela professora Elaine Oliveira dos Santos, com a temática Pulando Corda.

Para o encerramento, as crianças se preparam para apresentar a música “Helo, helo”, da aula de Língua Inglesa, conduzida pela professora Olediana Hoffmann da Silva, com as turmas dos primeiros anos.

Após a conclusão das apresentações, todos puderam prestigiar os trabalhos dos estudantes que estavam expostos em stands montados na quadra da escola.

Segundo o subsecretário Municipal de Educação, a escola em tempo integral, no ensino fundamental, foi implementada na EMEFTI Bairro Altoé no ano de 2022. “A ampliação do número de vagas da educação em tempo integral acontece  em cumprimento à Constituição Federal que estabelece, no Artigo 214, o Plano Nacional de Educação ( PNE ), aprovado pela a Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. De duração decenal, o Plano tem como objetivo articular o Sistema Nacional de Educação, em regime de colaboração, e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação, para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas”, explicou.

Homenagem aos professores da EMEFTI Bairro Altoé

Apresentação das turmas dos segundos anos com a música coreografada “A flor do mamulengo”

Alunos do terceiro ano, fazendo alusão às danças típicas de festa junina “Dança da fogueira”

Stand organizado com atividades do 1º trimestre desenvolvidas na Eletiva de Jornal