31 de Maio dia Mundial Sem Tabaco: Secretaria de Saúde alerta para o perigo do uso de cigarro

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre os perigos e problemas de saúde ocasionados pelo uso tabaco. Além de poluir o meio ambiente, a substância inalada, pode causar doenças graves como câncer de estômago, cólon e reto, traqueia, brônquios, pulmão e produzir alterações no sistema nervoso que podem gerar distúrbios emocionais e comportamentais nos indivíduos.

Na Unidade de Saúde Ângelo Piassarolli, localizado na Rua Ibiraçu, nº 26, bairro Margareth temos o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, que acolhe e atende pessoas com interesse em cessar o tabagismo seja por demanda espontânea ou encaminhada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família. A pessoa que desejar interromper o uso do tabagismo além de ter o acompanhamento pela equipe do Programa de Controle do Tabagismo, também é garantido pelo SUS o tratamento com os medicamentos para cessar o uso do tabaco.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Os produtos derivados do tabaco, tais como o cigarro, cigarro eletrônico ou dispositivo eletrônico para fumar, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, entre outros, podem levar ao desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer:

Leucemia mieloide aguda; câncer de bexiga; pâncreas; fígado; colo do útero; câncer de esôfago; rim e ureter; laringe (cordas vocais); na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); estômago; câncer de cólon e reto; de traqueia, brônquios e pulmão.

Além dessas doenças, o tabaco contribui de forma significativa para acidentes cerebrovasculares, doenças cardíacas, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual e infertilidade em mulheres e homens. O dia 31 de Maio foi criado pela Organização Mundial da Saúde para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionada ao tabagismo.

ASCOM / PMNV