Viveiro de Nova Venécia tem estoque de 25 mil mudas

Qualquer pessoa pode adquirir gratuitamente mudas de arvores nativas e frutíferas.

O Viveiro de Mudas da Prefeitura de Nova Venécia “Zoel Rodrigues” foi inaugurado em 2019 e de lá pra cá, já conta com quase 25 mil mudas em seu estoque e mais de 4.000 mudas doadas.

No local há diversas espécies nativas e frutíferas, como: Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Palmeira, Manila, Açaí, Cupuaçu, Jaca dura, Manguita, Aroeira, Jamelão, Ingazinho, Sibipiruna, Pau Brasil(Falso) entre outras espécies que já estão disponíveis para a população.

De acordo com o coordenador da pasta de Meio Ambiente, Maurício Mayer, as pessoas podem e devem aproveitando o bom período chuvoso. “É um momento favorável para o plantio diante da chegada das chuvas. Por isso muitos produtores procuraram o viveiro para adquirir de forma gratuita mudas de várias espécies para fazer reflorestamento e plantios em diferentes áreas. Além dos produtores qualquer pessoa pode se dirigir ao viveiro e escolher até 30 unidades. Plantar árvores significa preservar os lençóis freáticos, o solo, a qualidade do ar, além de diversos outros benefícios ambientais”, frisou.

O viveiro foi todo remodelado e preparado para produzir milhares de mudas. A população também pode contribuir disponibilizando sementes para que as plantas sejam desenvolvidas com o propósito de intensificar a produção.

As mudas já estão disponíveis. Para adquirir, basta o interessado ir ao local. O viveiro fica no bairro São Cristóvão, atrás do antigo colégio Pequeno Mundo. Mais informações pelo telefone: 27 3772-5134.

Plantando árvores você colabora para:

1. Preservação e recuperação de ecossistemas degradados;
  2. Controle da erosão do solo e prevenção de deslizamentos de terra;
  3. Fornecimento de abrigo e alimentação para a fauna;
  4. Prevenção do assoreamento de rios e açudes;
  5. Retenção de poluentes da atmosfera;
  6. Valorização de imóveis;
  7. Redução do processo de aquecimento global;
  8. Embelezamento da paisagem e redução da poluição acústica em cidades;
  9. Controle de temperatura, mantendo-a entre 5 a 9 graus abaixo do registrado em regiões sem árvores.