Trabalhadores da educação têm formação sobre combate à violência no ambiente escolar

Vigias das unidades de ensino durante a formação

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  nesta sexta-feira (19), promoveu a Formação Continuada em Serviço  que aconteceu no auditório da Seme, para os trabalhadores da educação e atendeu merendeiras, auxiliares de cozinha e limpeza, vigias, auxiliares de serviços gerais, motoristas e monitores de transporte escolar.

Para conduzir o momento formativo, a Seme contou com a participação de um Tenente da Polícia Militar da 2º Cia do 2° Batalhão, de um psicólogo da Secretaria Municipal de Ação Social de Nova Venécia e de uma psicóloga e psicoterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Pavão, que, respectivamente, abordaram questões sobre violência na escola e na sociedade de modo geral.

A formação dos trabalhadores da educação trouxe a temática “A importância da comunicação não violenta na prevenção do bullying e violência escolar”. Voltada para o comportamento e acolhimento dos servidores, a palestra tem como objetivo combater a violência no ambiente escolar e social, focando na comunicação que, muitas vezes, pela forma de falar, pode levar à violência, o que levanta a questão de como lidar com situações do tipo.

Segundo um dos palestrantes, para trabalhar a comunicação não violenta no ambiente escolar é importante seguir algumas etapas. “A conscientização é o primeiro passo. É essencial que alunos, professores e funcionários compreendam o que é comunicação não violenta e seus princípios. Essa abordagem busca a resolução de conflitos de forma empática e respeitosa.

É necessário concentrar-se em quatro componentes: observação, sentimento, necessidades e pedido, observando o que realmente está ocorrendo em determinada situação sem criar um juízo de valor. Depois, é preciso entender qual sentimento a situação desperta e nomeá-lo. Em seguida, reconhecer quais necessidades estão prestando a esse sentimento e, finalmente, fazer um pedido específico e ligado a ações concretas. Por meio de uma solicitação específica, em forma de afirmação, é possível deixar claro o que se quer da outra pessoa. Assim, é possível evitar várias formas de violência” garantiu a especialista.

Secretária Municipal de Educação acompanhando a formação para monitores de ônibus do Transporte Escolar

Merendeiras e auxiliares de cozinha e limpeza – turno matutino

Merendeiras e auxiliares de cozinha e limpeza – turno vespertino

Psicóloga e psicoterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Pavão em conversa com as merendeiras e auxiliares de cozinha e limpeza – turno vespertino

Ascom | PMNV