A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma ampla reforma nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A iniciativa já contemplou diversas unidades, como a Central, a dos bairros Rúbia e São Francisco, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), a Sala de Zoonoses, a UBS do Patrimônio do XV, além de outros setores estratégicos da saúde municipal.
O objetivo das obras é oferecer um ambiente mais acolhedor e funcional, tanto para os pacientes quanto para os servidores da saúde. “Estamos trabalhando para garantir que as unidades de saúde sejam espaços mais humanizados, limpos e preparados para receber a população com dignidade. Isso também valoriza o trabalho dos nossos profissionais, que terão mais conforto e estrutura para exercer suas funções”, destaca a Secretario de Saúde.
As reformas seguem um cronograma técnico que inclui, primeiramente, limpeza geral dos espaços, seguido dos reparos estruturais como retirada de infiltrações, aplicação de massa nas paredes, pintura, troca de telhado, instalação de manta de vedação, ajustes nas redes elétrica e hidráulica, substituição e reforma de portas e janelas, além da manutenção de portões. Também estão sendo feitos serviços de roçagem e poda de árvores nas áreas externas.
A mão de obra utilizada nas reformas é composta por servidores da própria prefeitura, incluindo pintores, pedreiros e ajudantes. Uma das prioridades da ação é não interromper os atendimentos à população. Para isso, as equipes estão atuando em horários alternativos, como finais de semana, feriados e após o encerramento do expediente regular.
A expectativa da administração municipal é de que todas as unidades de saúde de Nova Venécia passem por esse processo de revitalização ao longo dos próximos meses. “Nosso compromisso é com a saúde de qualidade. Esse investimento na infraestrutura é essencial para garantir melhores condições de atendimento à comunidade”, reforça a Prefeitura.
Ar-condicionado nas salas de atendimento
Como parte do processo de modernização das unidades de saúde, já foram instalados mais de 30 aparelhos de ar-condicionado e ventiladores em diversos ambientes, como salas de médicos e dentistas, salas de vacinação, farmácias, refeitórios e outros setores. A medida visa assegurar maior conforto para usuários e servidores, contribuindo diretamente para a qualidade dos atendimentos prestados à população.


