Unidades de ensino de Nova Venécia realizam Conselho de Classe Pedagógico

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou nesta sexta-feira (16), o Conselho de Classe Pedagógico do 2º trimestre, em todas as unidades de ensino. O objetivo é apoiar o corpo docente no fortalecimento da aprendizagem.

Segundo a diretora do Departamento Pedagógico, o Conselho de Classe Pedagógico visa à interação entre os envolvidos no processo educativo para analisar e discutir os resultados alcançados pela escola e foi estruturado em três etapas: o pré-conselho pedagógico, fase de preparação para o desenvolvimento do Conselho de Classe Pedagógico, a partir da análise e reflexão das atividades desenvolvidas ao longo do trimestre, que foram relevantes ao processo de ensino-aprendizagem; o conselho pedagógico, momento em que todos os envolvidos no processo se posicionam frente ao diagnóstico e definem em conjunto proposições que favoreçam a aprendizagem dos estudantes; e o pós-conselho pedagógico, que é quando as ações apontadas e discutidas no Conselho de Classe Pedagógico são aplicadas visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Durante o encontro, debates, dinâmicas e mostra de práticas exitosas  foram realizados, proporcionando conhecimento e reflexão aos professores. “Essa é uma oportunidade que nós temos de olhar fora da caixa, de experienciar novas vivências e poder aplicar adequando a realidade da nossa  escola”, disse uma professora da rede.

Para a secretária Municipal de Educação, avaliar  as práticas utilizadas no processo educacional é fundamental. “Precisamos criar estratégias para que a aprendizagem dos nossos alunos seja, de fato, efetiva. E esse momento é o de verificar, identificar as habilidades não aprendidas e, claro, o êxito dos trabalhos realizados”, ressaltou.
O Conselho de Classe Pedagógico com os professores das escolas multisseriadas e educação infantil do campo aconteceu no auditório da Seme com a condução da Coordenação da Seme responsável pela modalidade.