Técnicos da Seme participam de seminários sobre Educação Especial

Auditório da Ufes, em Vitória, sede dos Seminários sobre Educação Especial

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), foi representada através dos técnicos pedagógicos, responsáveis pela educação especial,    no VII Seminário Nacional de Educação Especial e no XVIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, aconteceram concomitantemente, no auditório da Universidade do Espírito Santo (UFES), em Vitória.

Com o tema “Mercantilização da Educação Especial: Desmonte, Privatização e Filantropização”, o objetivo central do encontro  é a discussão de temas atuais e fundamentais de caráter científico e social em âmbito nacional e internacional, com a participação de profissionais e pesquisadores renomados. 

Os subtemas “Mercantilização da educação pública e do trabalho docente”, “Educação Especial: para além da inclusão escolar”, “Formação de professores de Educação Especial nas políticas neoliberais”, “Educação, Educação Especial e os movimentos sociais: questões históricas e atuais”, “Financiamento da Educação Especial e os impactos à educação inclusiva”, “Direito à educação: embates atuais na educação especial”, “Práticas pedagógicas inclusivas na escola comum”, “Educação Especial em debate: bases teóricos – epistemológicas e os desafios da escola na contemporaneidade”, “Educação inclusiva e ensino superior: avanços e desafios”,  fizeram parte da programação. 

“O seminário é  uma excelente oportunidade para a atualização e formação profissional que irão direcionar as ações na perspectiva da educação inclusiva. Pois os temas são fundamentais para fortalecer a defesa e assegurar a garantia de direitos dos estudantes  vinculados à modalidade da Educação Especial, lembrando que alunos com deficiência não são da inclusão, são alunos da escola”, pontua uma das técnicas da Seme.

O seminário aconteceu entre os dias 6 a 8 de dezembro e contou com a presença de representantes de vários municípios do Estado.

Técnicas pedagógicas da Seme durante os Seminários, na capital, Vitória/ES.
Equipe da Educação Especial de Nova Venécia com a Escritora, Professora e Dr° Anna Maria Lunardi Padilha e a Prof° Dr° Ariadna Effgen

Ascom | PMNV