Secretaria Municipal de Saúde Alerta sobre Exame Preventivo de Colo de Útero

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem alertar sobre a importância da realização do exame preventivo de colo de útero (Papanicolau). Segundo recomendação do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA) toda mulher entre 25 a 64 anos devem realizar o exame preventivo na seguinte periodicidade:

Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada 3 anos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os exames de preventivo de colo do útero através das equipes de Estratégia de Saúde da Família durante todo o ano.

O exame Preventivo de Colo do Útero detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas, e sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame caso seja necessário, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado é retornar à unidade de saúde onde realizou a coleta e apresenta o resultado ao profissional de saúde. Em casos de exames negativo para rastreamento de câncer de colo de útero se esse for o primeiro com resultado negativo, deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano. Se já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos. Demais alterações devem ser encaminhada para investigação médica.

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, com preventivo é possível detectar infecção causada por fungos, protozoários ou bactérias. Mulheres que nunca fizeram preventivo ou que fizeram o último há mais de três anos procure a unidade de saúde e agende seu exame. Previna-se contra o câncer de colo de útero.