Secretaria Municipal de Educação realiza formações para professores da Educação Especial

Professores da Educação Especial - Sala Comum

A Prefeitura de Nova Venécia – ES, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através do Programa de Formação Continuada, realizou nos dias 11 e 15 de maio, formação para os professores da Educação Especial – Sala Comum, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, campus Nova Venécia.

As formações tiveram como temática a Educação inclusiva, trabalho colaborativo e planejamento: o papel do professor de Educação Especial em promover o desenvolvimento das potencialidades escolares dos alunos vinculados a educação especial e foram ministradas pela formadora, Ariadna Pereira Siqueira Effgen, Professora do IFES – Campus Nova Venécia.

O objetivo das formações é demonstrar aos professores a importância do ensino colaborativo, através da troca de experiências e parcerias entre colegas de trabalho para a construção conjunta do trabalho pedagógico em sala de aula.

Segundo a professora da rede “a troca de experiências para a construção do trabalho colaborativo e pedagógico em sala de aula é muito importante para o ensino aprendizagem dos nossos alunos, pois demonstra várias realidades e muitas possibilidades diferentes para que nossos estudantes aprendam de forma mais rápida e prazerosa”.

“O trabalho colaborativo e o planejamento são essenciais para realização de um trabalho educativo articulado entre professores da Educação Especial e professores referências. Tal articulação se faz necessária se quisermos de fato falar  e garantir a inclusão escolar com aprendizagem sgnificativa.” ressalta a formadora Professora Ariadna Pereira Siqueira Effgen.

Professores da Educação Especial – Sala Comum