Secretaria Municipal de Educação promove formações para o primeiro dia de Planejamento Pedagógico da rede

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), conforme previsto em calendário, realizou na última quarta-feira (1º), o primeiro Planejamento Pedagógico entre as Coordenações da Seme e todos os profissionais da educação, do campo e da cidade, contando com formadores próprios e também parceiros, como a equipe do programa Educar para Valer,  profissionais do Instituto Federal de Ensino (Ifes), campus Nova Venécia, e profissionais dos municípios de São Mateus e Ecoporanga.

Os temas integrados às discussões incluem a análise dos resultados da avaliação diagnóstica inicial, as competências e habilidades do currículo e as estratégias metodológicas aplicadas em sala de aula. O objetivo principal da formação continuada em serviço é garantir o sucesso na aprendizagem dos alunos e oferecer o apoio da Seme aos professores. Os professores de educação especial acompanham a formação conforme atendimento que realizam.

Os profissionais da educação infantil realizaram a análise dos resultados da avaliação diagnóstica inicial, os objetivos de aprendizagem de acordo com os campos de experiência do currículo e as estratégias em sala de aula. O encontro aconteceu na EMEF “Veneciano” e os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador da Educação Infantil da Seme em parceria com Associação Espírita Beneficente “Lar de Abigail” e a Secretaria Municipal de Ecoporanga.


Na EMEF “Dr. Adalton Santos”, para os professores-referência do ensino fundamental anos iniciais, do 1º ao 5º ano, a equipe da Seme e a do Educar pra Valer, programa desenvolvido em Sobral-CE, apresentaram a análise dos resultados das que se trata de um processo em andamento, o estudo do material estruturado do professor e do aluno dividido em períodos trimestrais e a estratégia da sala de aula, incluindo a rotina dos envolvidos na aprendizagem: alunos, professores, supervisores e diretores escolares.


Já no ensino fundamental anos finais,  profissionais do 6º ao 9º, reunidos na EMEF Dr. Adalton Santos e no Ifes, no primeiro momento, fizeram a análise da avaliação diagnóstica inicial na rede e posteriormente, divididos por componente curricular, cada grupo conduziu trabalhos voltados para sua área em parceria com Ifes e Secretaria Municipal de São Mateus.


Em língua portuguesa e matemática, foi orientado também o uso do material estruturado do qual fazem parte os livros do Giro pela Aprendizagem e a plataforma EduqBrasil. A elaboração de estratégias metodológicas aplicadas em sala, a partir das habilidades não consolidadas na avaliação, foi outra importante ação no dia de planejamento, que aconteceu na EMEF Dr. Adalton Santos conduzido pelos formadores da Seme especialistas nesses componentes.


A secretária Municipal de Educação, que fez uma agenda para participar  do dia de planejamento, esteve também no Ifes, acompanhada da coordenadora do Grupo de Trabalho de Formação Continuada da Seme, para prestigiar o trabalho do formador de arte e dos professores desse componente curricular na rede, que desenvolveram reflexões com foco abordagem triangular: fazer artístico, contextualizar e ver.


Nas dependências externas da EMEF Dr. Adalton Santos, professores de educação física da rede contaram com a contribuição de um profissional da Secretaria Municipal de Educação  de São Mateus para fazer a análise do plano de ensino e experimentação, práticas corporais de aventura urbanas com slackline  e práticas corporais de aventura na natureza com corrida de orientação.


Em geografia, os professores da rede municipal tiveram a parceria de dois professores e um estagiário do curso de licenciatura em geografia do Ifes, que fizeram uma abordagem do currículo municipal que está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Estudos voltados para o trabalho das habilidades previstas na BNCC, práticas, formas de aprendizado do aluno, metodologias diferenciadas para sala de aula com foco nas metodologias ativas foram abordados pela formadora da Secretaria Municipal de Educação  de São Mateus no componente de ciências e ciências agropecuárias.

A formação, conduzida pelo professor de história da Seme, teve como norte os desafios dos profissionais de ensino religioso na educação pública, bem como o alinhamento do Currículo Municipal (BNCC) com ênfase nos temas transversais contemporâneos e na intolerância no ambiente escolar.


Com o professor de história do Ifes, os profissionais da rede municipal trabalharam de forma colaborativa. O encontro foi marcado pela troca de experiência sobre conteúdos e métodos de ensino, motivando a todos para um ano letivo cheio de possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem.


Em língua inglesa, por meio da coordenação do professor da EMEF Dr. Adalton Santos, os profissionais que atuam nessa área fizeram uma análise minuciosa do Currículo de Nova Venécia 2021, a fim de avaliar  como foi sua aplicabilidade nos últimos dois anos. Os professores, que são os próprios autores do Currículo, concluíram que o material necessita de poucos ajustes e está atendendo na prática a demanda da rede.

Ascom | PMNV