Secretaria de Saúde realiza Campanha do uso racional de medicamentos

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Multivix, deu inicio na manhã desta quinta-feira (04), a Campanha do uso racional de medicamentos. A campanha vai até amanhã sexta-feira (05), das 8:30h às 11h.

No dia 5 de maio, no Brasil, é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (URM) com objetivo de alertar a população sobre o cuidado diário a este assunto. A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. A ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte.

Em Nova Venécia, a data está sendo marcada com a realização de uma ação pela Farmácia Cidadã Municipal (Farmácia Básica) localizada no Centro de Saúde de Nova Venécia em parceria com os estudantes do curso de farmácia da faculdade Multivix.

No local, serão realizadas atividades de orientação sobre o uso adequado dos medicamentos prescritos nas receitas dos pacientes assim como testes rápidos de glicose. A coordenadora da Assistência Farmacêutica do município informa que o evento que teve inicio nesta quinta – feira (04/05) das 8h às 11:00 e de 12:30 às 15h e na sexta–feira (05/05) no horário de 8h às 11h.

A Campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de utilizar medicamentos de forma adequada e responsável, evitando riscos à saúde e desperdício de recursos.

O uso racional de medicamentos implica em utilizar a dose certa, na hora certa e pelo tempo adequado, seguindo sempre as recomendações médicas e farmacêuticas. Isso significa evitar a automedicação, o compartilhamento de medicamentos, a interrupção ou mudança da dosagem sem orientação profissional e o armazenamento inadequado.

Além disso, a campanha do uso racional de medicamentos também busca alertar para os riscos do uso excessivo de medicamentos, como a dependência, os efeitos colaterais e as interações medicamentosas, e para a importância de buscar alternativas terapêuticas quando possível, como mudanças no estilo de vida, terapias não medicamentosas e o uso de plantas medicinais com comprovação científica.

A campanha do uso racional de medicamentos pode ser realizada por diversos órgãos e entidades, como Ministérios da Saúde, conselhos profissionais, associações médicas e farmacêuticas, escolas e universidades, além de contar com a participação ativa da população em geral. A conscientização sobre o uso racional de medicamentos é fundamental para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Ascom | PMNV