Secretaria de Saúde promove companha de conscientização e combate a Hanseníase

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Saúde promove campanha alusiva ao Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate a Hanseníase, alertando a toda população veneciana.

A Hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae, uma bactéria que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos.

A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, que não faz o tratamento, elimina no ar, por meio da fala, tosse, espirro, o microrganismo, infectando outras pessoas. O período de incubação do vírus causador da doença dura em média de dois a sete anos, ou seja, o tempo em que os sinais e sintomas leva para se manifestar desde a infecção é muito longo e progride de forma lenta.

Os sinais e sintomas de Hanseníase são diminuição de sensibilidade da pele, ou seja, na região não há distinção entre o calor e o frio, diminuição da sensibilidade dolorosa (“não dói”) e da sensibilidade tátil (não é sensível ao toque).

A doença tem cura, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos, garantidos pelos Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico é essencialmente clínico, com análise da história do paciente e exame dermatoneurológico (da pele e dos nervos), isto é avaliação de áreas da pele e/ou manchas com alterações de sensibilidade (ao toque, à dor e à temperatura).

Lembre-se que a Hanseníase é uma doença curável, e que, com o início do tratamento a doença não é mais transmitida. O desconhecimento sobre a doença faz surgir preconceitos que dificultam o adequado controle da hanseníase.

É importante ressaltar que além do mês de janeiro, durante todo o ano as equipes de Atenção Primaria a Saúde estão à disposição da população para avaliação de qualquer suspeita de hanseníase.

Ascom | PMNV