Secretaria de Saúde orienta sobre à Tuberculose no Dia Mundial de Combate a doença

A Prefeitura de Nova Venécia através da Secretaria de Saúde, vem alertar sobre o dia Mundial de Combate a Tuberculose. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do Mycobacterium tuberculosis, o bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

No Brasil, a doença é muito prevalente, e em Nova Venécia durante os anos de 2019 a 2021, 43 pessoas realizaram tratamento no Programa Municipal de Controle a Tuberculose. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que pode causa a morte, acomete principalmente os pulmões, causando os sintomas de tosse por três semanas ou mais, cansaço, emagrecimento, febre (mais comumente ao entardecer), perda de apetite e suor excessivo à noite.

A transmissão da tuberculose ocorre de pessoa a pessoa, quando a pessoa infectada bacilo causador da tuberculose, ao falar, espirrar ou tossir, pelas pequenas gotículas de saliva e aerossol infectando outros indivíduos. O Ministério da Saúde estima que cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.
É de suma importância o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. O tratamento é gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em caso de sintomas procure uma Unidade de Saúde da Família de seu bairro ou o Programa de Tuberculose na Unidade de Saúde Ângelo Piassarolli, rua Ibiraçu, nº 26, bairro Margareth. Tuberculose Tem Cura!