Secretaria de Educação reúne diretores escolares para orientações sobre o Conselho de Classe Pedagógico

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Nova Venécia realizou  nesta quinta-feira (26), a reunião mensal, que já faz parte de sua Proposta Pedagógica. O encontro, do qual participaram também os supervisores escolares, teve como objetivo analisar os resultados que as mensurações e avaliações vêm mostrando de cada turma da rede municipal de ensino, além de discutir sobre a nova intervenção pedagógica elaborada pela Seme, o Conselho de Classe Pedagógico.

A nova ferramenta de apoio ao Fortalecimento da Aprendizagem, o Conselho de Classe Pedagógico, visa à interação entre os envolvidos no processo educativo para analisar e discutir os resultados alcançados pela escola e foi estruturado em três etapas: o pré-conselho pedagógico, o conselho pedagógico e pós conselho pedagógico, sendo todas orientações à respeito esclarecidas pelas coordenações da Seme às equipes das escolas, além de atribuir a cada um seu papel no Conselho.

No dia 31 de maio não haverá aula para a realização do Conselho de Classe Pedagógico, que possui dois instrumentos de monitoramento da aprendizagem: o Registro do Conselho de Classe Pedagógico, a ser preenchido pelo diretor da unidade de ensino, e o Relatório de Análise da Turma, feito pelo professor e pelo supervisor escolar.

Outros assuntos de muita relevância também foram tratados na reunião como a formação em serviço dos profissionais da educação que será no dia 1º de junho, conforme o previsto no Calendário Escolar, as informações sobre a educação especial, a EJA com qualificação profissional, o andamento do projeto Ministério Público do Trabalho na Escola, o preenchimento de documentos referentes ao 1º trimestre sob a orientação do  Setor de Inspeção Escolar,  o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, as visitas técnicas do Conselho de Alimentação Escolar, entre outras informações gerais do Setor Administrativo.

Em vários momentos do encontro, houve a interação dos participantes, tanto dos diretores quanto dos supervisores escolares. A diretora da EMEF Veneciano elogiou a Seme pela condução do Assessoramento Pedagógico. “A presença da Seme na escola é um diferencial. O diálogo que os técnicos pedagógicos têm mantido com os alunos e professores só acrescenta ao nosso planejamento. Tenho o exemplo de uma turma com grande defasagem, que obteve um desempenho muito superior depois de um momento motivacional realizado por um profissional da Secretaria de Educação” relatou a diretora.

A secretária municipal de educação, que fez a condução dos trabalhos desta tarde, falou aos profissionais presentes sobre a importância do diretor e do supervisor escolar terem suas atribuições muito bem definidas dentro da unidade de ensino. “A boa equipe escolar é aquela que sabe exatamente qual turma está precisando de mais apoio, atenção e presença, que detectou qual habilidade precisa ser retomada após a análise do resultado de cada mensuração. Nosso foco é pedagógico. As estratégias são pensadas para esgotar todas as possibilidades para que o aluno aprenda. É preciso que o diretor, todos os dias, inclua em sua rotina a verificação de quantos alunos estão faltando, busque as causas e faça a intervenção, garantindo assim o aproveitamento do tempo pedagógico”, ressaltou a gestora.

Técnica pedagógica da Seme explanando sobre as fases do projeto Ministério Público do Trabalho (MPT) na escola
Coordenação da Educação Especial orientando sobre o fechamento do 1º trimestre