Secretaria de Educação realiza 3º dia de formação para professores da Educação Infantil

Professores da Educação Infantil e Equipe Seme durante a formação

A Prefeitura de Nova Venécia – ES, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através do Programa de Formação Continuada, realizou nos dias 10 (quarta-feira) e 11 (quinta-feira), formação para os professores da educação infantil da rede municipal de ensino.

A formação foi realizada no auditório da Seme e teve como público alvo os professores que atuam nas turmas de maternal I e II, bem como, professores das turmas de 1º e 2º períodos, respectivamente,  tendo como tema principal as Práticas Exitosas.

De acordo com o Coordenador da Educação Infantil no município, “Como professor, é importante garantir que as crianças estejam em lugares que nutram e incentivem o seu desenvolvimento. Por isso, é importante compreender as mudanças e os marcos de desenvolvimento delas.  A formação do dia 10 de maio abordou esses marcos e como o professor pode fazer uma leitura mais assertiva da criança em relação ao seu desenvolvimento integral. No momento da oficina de materiais pedagógicos foi construído o “Tapete Psicomotor” onde o objetivo é trabalhar o equilíbrio, controle corporal, orientação espacial, coordenação viso motora fina, força muscular, planejamento motor, além dos elementos que são modificados de acordo com a necessidade de aprendizagem da criança, como: Figuras geométricas, cores, formas, quantidades, letras, entre outros.”

Durante as formações, foram realizadas dinâmicas e confecção de materiais direcionados com contribuição pedagógica, através das práticas desenvolvidas pelos professores.

Segundo a professora da rede municipal de ensino, “a formação continuada é muito importante para trocar experiências com professores de outras escolas. Cada encontro é muito enriquecido com novidades, interação, brincadeiras e trabalhos diferenciados. Volto para a escola com muitas ideias para interagir com a turma.”

Já no dia 11, a formação foi direcionada aos professores das turmas de maternal I e II da rede municipal.

“Saindo da creche e indo para a pré-escola, a criança tem novas habilidades e conquistas a serem contempladas.  Nesse momento o professor deve identificar e intervir com mais precisão os marcos de desenvolvimento das crianças (Conjunto de Habilidades Adquiridas).  A formação do dia 11 de maio abordou esses marcos e as melhores formas para uma análise e intervenção em caso de déficit de aprendizagem. No momento da oficina de materiais pedagógicos foram construídos os “Jogos Psicomotores”, que desenvolvem aspectos psicológicos, cognitivos e motores em cada idade de acordo com os marcos de desenvolvimento infantil”, salientou o técnico da Seme.

Formadoras/professoras da Rede Municipal de Ensino

Dinâmica com os professores da educação infantil

Professores das turmas de 1º e 2º períodos da rede municipal

Formação de Professores das turmas de 1º e 2º períodos da rede municipal