Psicologia e psicomotricidade na formação da educação especial em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  na última quinta-feira (24), realizou, como parte de seu programa de Formação Continuada em Serviço, uma capacitação para professores da educação especial sala comum.

O primeiro momento foi conduzido pela psicóloga Educacional da Seme, que desenvolveu com o grupo a temática “Ressignificação do papel do professor”, explanando de forma objetiva como as histórias e experiências vividas são responsáveis pelo formação dos sujeitos.  “Essa reflexão nos permite perceber quem somos hoje, e, de igual modo, como cada aluno é, pois cada um nós carrega uma história”, explicou a profissional. Ainda segundo ela “Pensar na ressignificação do papel do professor é entender que seu exemplo vai além de transmitir conteúdos, pois ele é importante no processo de formação de caráter do aluno”, finalizou.

A importância da afetividade como fator fundamental na educação também foi discutida pelos cursistas, pois essa relação permite a aprendizagem emocional e a social, que englobam todos os aspectos da vida, não só o acadêmico. Estudos comprovam que o desempenho cognitivo é muito mais eficiente com a afetividade, já que ela motiva e gera uma aprendizagem significativa.

O coordenador da Educação Infantil da Seme e professor de educação física da rede, no segundo momento da formação, trouxe reflexões sobre  “Metodologias psicomotoras de aprendizagem”, usando um “mapa afetivo” como instrumento para trabalhar os sentimentos em relação ao território de vivências e as coisas de que gostam os professores.

O formador abordou os estilos de aprendizagem, as funções psicomotoras e o que pode ser desenvolvido por meio da psicomotricidade, contribuindo com o público-alvo da educação especial. Trouxe também estratégias pedagógicas acessíveis que podem potencializar o trabalho em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiais e/ou transtornos específicos de aprendizagem.

Na galeria, é possível conferir as dinâmicas e estratégias trabalhadas durante a formação: