Projeto sobre hábitos saudáveis é desenvolvido por professora de educação física da rede municipal

Ginástica coletiva - uma das ações do projeto muito aguardada pelos estudantes

No fim de março para o início de abril, a professora de educação física da EMEF Renato Araújo Maia realizou o projeto do Dia Mundial da Saúde com a culminância das ações em 7 de abril, dia em que se celebra a data para fins de conscientização.

No cronograma de ações do projeto, teve confecção de mural feito pelos estudantes de 3º a 5º ano, que formaram a palavra saúde com a montagem de imagens. Para cada letra, a docente orientou a pesquisa de imagens com subtemas diferentes: o “S” foi preenchido com figuras que representassem as atividades físicas; o “A”, com alimentação saudável; o “U”, com pessoas bebendo água; o “D”, com a importância do sono; e o “E” com pessoas felizes se divertindo. Resultado?! Uma palavra SAÚDE bem colorida e muita informação.

Dando sequência ao projeto, a escola convidou as famílias para uma conversa sobre orientações necessárias para a manutenção de uma rotina mais saudável.

“No total, 24 pais compareceram e eu achei muito bom. Já tem várias crianças fazendo atividade física planejada e acompanhamento com nutricionista. Os pais gostaram muito da iniciativa”, declarou a profissional.

Em outra ação programada pela escola e pela docente, uma salada de frutas, com contribuição das famílias, foi oferecida às crianças. E não podia faltar, claro, o dia da atividade física que foi marcado pela aula de ginástica coletiva na quadra da escola.

A professora informou que desenvolve o projeto desde 2005, quando ainda estava na extinta escola Pequeno Mundo, depois trouxe a ideia para a EMEF Profª Maria Rodrigues Leite e, por fim, para a escola onde hoje atua, a EMEF Dr. Renato Araújo Maia. A docente é professora da rede municipal de ensino desde 1996.

Para o técnico pedagógico, com formação em educação física, da Secretaria Municipal de Educação, trabalhar o tema saúde na escola envolve diversas possibilidades de integração e aprendizagem. “Por ser uma temática de grande interesse dos alunos, conhecer e praticar hábitos saudáveis colabora para além do desenvolvimento físico, também estimula a socialização, o aumento da autoestima, a capacidade de socialização e a formação de um pensamento crítico dentro e fora da escola, a professora ainda aproveitou para trazer a família para mais perto da escola de forma prazerosa” analisou o professor.

Mural confeccionado pelos alunos da EMEF Dr Renato Araújo Maia sob a orientação da professora de educação física
A salada de frutas foi uma das ações desenvolvidas pelos profissionais da escola para o projeto
Pais da EMEF Dr. Renato Araújo Maia recebendo da professora de educação física orientações sobre a manutenção de hábitos saudáveis

Assessoria de Comunicação Da Prefeitura de Nova Venécia