Programa Alfabetização Aqui é pra Valer apresenta resultado da segunda avaliação de fluência

Assistente do programa Educar pra Valer ladeada pelas equipes da Seme e pelos diretores escolares

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia (Seme),  na tarde de segunda-feira, 06, seguindo a proposta do programa Alfabetização aqui é pra Valer, mais uma vez, recebeu a coordenadora assistente do Programa Educar pra Valer (EpV) para, junto às coordenações do ensino fundamental, tanto do campo quanto da cidade, realizar a devolutiva dos resultados da segunda avaliação de fluência dos alunos do ensino fundamental anos iniciais, 1º ao 5º ano,  da rede municipal de ensino, aplicadas entre os dia 9 e 27 de maio.

Durante a agenda, a equipe, acompanhada da diretora do departamento pedagógico da Seme, fez uma análise minuciosa dos dados das avaliações. Os resultados de todas as turmas das unidades de ensino do município foram apresentados, um a um, na discussão dos técnicos pedagógicos, que verificaram o perfil leitor dos estudantes da rede. 

No segundo dia, terça-feira (07), a devolutiva das avaliações de fluência aconteceu com a participação dos diretores escolares que atuam no ensino fundamental anos iniciais. Na ocasião, também foi iniciado o planejamento estratégico para a aplicação da próxima avaliação, que acontece no segundo semestre de 2022, em setembro.

O encontro contou com a presença da coordenadora assistente do Programa Educar pra Valer (EpV), que, na oportunidade, junto à equipe de assessoramento da Seme, fez um acompanhamento técnico de duas turmas na EMEF Dr. Renato Araújo Maia. 

A coordenadora do ensino fundamental anos iniciais na Seme considerou o momento formativo muito proveitoso. “Essa é a segunda devolutiva das avaliações de fluência. Nosso compromisso é com os resultados propostos no Plano de Ação do nosso programa, Alfabetização aqui é pra Valer, e estamos acompanhando sua execução de perto”, afirmou a coordenadora do ensino fundamental anos iniciais da Seme.

Para a representante da EpV, a visita a Nova Venécia foi para reforçar o papel da avaliação como ponte para as intervenções pedagógicas. “A finalidade deste trabalho é mapear a realidade, personalizar o atendimento de todas as crianças, principalmente das que mais precisam de apoio em suas especificidades. A nossa proposta é dar suporte ao núcleo gestor da escola e aos professores para que os estudantes tenham um melhor desenvolvimento de suas aprendizagens”, ressaltou a representante do Programa. 

Técnicos da Seme junto aos diretores escolares durante a reunião da segunda devolutiva da avaliação fluência
Aluno da EMEF Dr Renato Araújo Maia realizando atividade proposta pela professora
Equipe de Assessoramento da Seme e a coordenadora assistente do EpV durante a aula da professora do 2º ano da EMEF Dr. Renato Araújo Maia

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia