Professores de língua portuguesa realizam oficina sobre gêneros textuais

Professores de língua portuguesa da rede municipal durante a formação no turno vespertino

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  na última segunda-feira (29),  no auditório da Seme, reuniu os professores que atuam na rede com o componente curricular de língua portuguesa para mais um  momento de estudos da Formação Continuada em Serviço.

Coordenados pela técnica pedagógica da Seme do Ensino Fundamental Anos Finais, os profissionais fizeram a análise e discussão dos objetos de conhecimento presentes no Plano de Ensino do segundo trimestre.

No segundo momento, a formação seguiu com uma oficina sobre os gêneros textuais, que compõem as avaliações de mensuração. Com atividades práticas, jogos on-lines e de tabuleiro, os profissionais se aprofundaram nos estudos das habilidades que envolvem o trabalho com textos, sejam orais ou escritos, verbais ou não-verbais.

Para a formadora, o trabalho com gêneros textuais deve nortear as aulas de língua portuguesa. “As mudanças significativas no universo tecnológico colocaram em cheque nossa prática.  O texto é multimodal, para interpretá-los, os estudantes precisam estar hábeis para utilizar e identificar  os mais variados efeitos de sentido decorrentes dos usos sociais contemporâneos, tanto da palavra  quanto da imagem ou do som, com os quais as mensagens são veiculadas”, analisou a especialista.

Formação dos professores da língua portuguesa no turno matutino

Ascom | PMNV