Professores de história e ensino religioso da rede municipal compartilham práticas durante formação

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  na última quarta-feira (24), se reuniu com os professores de história e de ensino religioso para a realização de mais uma etapa da Formação Continuada em Serviço, prevista no Calendário Escolar. Os encontros aconteceram no auditório da Seme e foram conduzidos pelo professor de história do Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes) Campus Nova Venécia, André Luiz Bis Pirola, e pelo professor Alcimar Carloni, membro da coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais da Seme.

Para os dois componentes curriculares, foi planejada uma abordagem sobre as Práticas docentes compartilhadas tanto no ensino de história quanto no de ensino religioso. Segundo o professor do Ifes, trazer contribuições e ouvir as práticas dos colegas  é um aprendizado mútuo. “O objetivo dessa troca é transformar e impactar positivamente  a vida dos nossos alunos”.

Atividades envolvendo tecnologias com interação virtual foram experimentadas pelos participantes. A professora da rede municipal, Marineia Antunes Gasparini, disse que durante a formação pode  levar e colher saberes. “Nós apresentamos nossas propostas e levamos o que há de mais criativo para melhor interagir dentro do nosso espaço de trabalho chamado sala de aula”, garantiu a docente.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Formação Continuada em Serviço, visa atender a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é o documento normativo para as redes de ensino. Os componentes curriculares de história e ensino religioso abarcam grande parte dos Temas Transversais Contemporâneos da BNCC como, por exemplo, ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, trabalho e consumo.

Professores de história e de ensino religioso que atuam no turno vespertino da rede municipal