Professores de ciências fazem formação em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última terça-feira (26), promoveu a formação continuada em serviço para os professores de ciências da rede.

Para contribuir com os estudos dos professores, a Seme contou com os conhecimentos da professora Débora Lázara Rosa, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática -EDUCIMAT/IFES.

Débora abordou a Interculturalidade no ensino de Ciências com foco na Lei n. 10.639/03 e n.° 11.645/08, trazendo sua experiência de como se pode garantir o ensino de  “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, proposto pela legislação com uma prática agradável em sala de aula.

A formadora fez um histórico da aprovação das leis no país e de suas mudanças assertivas na educação. Dos impactos da colonização, em que houve o genocídio, sequestro e roubo dos povos originários e africanos, até o apagamento de seus saberes, que são atribuídos aos colonizadores europeus,  sendo uma das formas mais cruéis de preconceito, saberes científicos muitas vezes perpetuados equivocadamente pela escola.

Os profissionais foram levados a refletir sobre os saberes científicos socioambientais produzidos nas comunidades quilombolas, como por exemplo, suas práticas pedagógicas interculturais e ambientais, por meio da oficina “Vamos pensar fora da caixa…”.