Professores de ciências e educação física têm dia de formação continuada em serviço na rede municipal

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  na última segunda-feira (23), ofertou a Formação Continuada em Serviço, conforme previsto no Calendário Escolar, para os professores de ciências do ensino fundamental da rede municipal e os de educação física, que atuam na educação infantil e ensino fundamental. As capacitações aconteceram nos auditórios da Seme, pela manhã e à tarde, para atender os turnos de trabalho dos profissionais.

A formadora Nayara Teixeira Barbosa de Matos, professora de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Ensino do município de São Mateus, membro do Núcleo de Estudos para Formação de Professores do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) , da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes), acompanhou os professores de ciências da rede municipal, do ensino fundamental anos finais nos estudos sobre o Currículo na perspectiva da alfabetização científica e as possibilidades relacionadas às práticas de ensino associadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para o professor de ciências da EMEFTI Professora Arlene Geraldo, a formação é um caminho de crescimento profissional. “O conhecimento que estamos adquirindo aqui é muito importante para nossa prática na sala de aula. Desenvolver com os estudantes as habilidades, conforme o Currículo, prepara-os para iniciação científica”, analisou o servidor.

O formador  e professor Genilson Mendes de Souza, membro do Conselho Regional de Educação Física – CREF – ES, trabalhou a temática Workshop para alinhamento e discussão do Currículo de forma dinâmica e interativa com os professores da rede municipal. Genilson, que pertenceu ao quadro de servidores efetivos desta municipalidade até 2013, hoje trabalha como treinador e atleta, além de ser estudante de fisioterapia, focou em sua  palestra a formação pessoal do profissional.

Para ele, os professores são responsáveis por conduzir jovens, adolescentes  e crianças conectados à realidade que os cercam. “Nós precisamos nos formar, nos capacitar para nos tornar pessoas diferentes e tornar outras pessoas melhores, quantos mais nos atualizarmos seremos cada vez mais profissionais capazes de transformar vidas”, disse o treinador, que elogiou muito a iniciativa de formação da Seme.

Professores de educação física da educação infantil e do ensino fundamental durante a formação

Professores de ciências do ensino fundamental da rede municipal ladeando a formadora