Prefeitura realiza Seminário Regional de Educação, Cultura e Equidade Racial

No dia 18 de novembro, no plenário da Câmara Municipal de Nova Venécia, aconteceu o Seminário Regional de Educação, Cultura e Equidade Racial. O evento foi realizado pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES – campus Nova Venécia e da Superintendência Regional de Educação.

Estiveram presentes o Prefeito André Fagundes, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo Cirleia Silva de Oliveira, a Secretária Municipal de Educação Wanessa Zavarese Sechim, o Presidente da Câmara de Vereadores Anderson Salvador, a representante da Superintendência Regional de Educação Elisete Rosane Winckler a Agente Territorial de Cultura – Ministério da Cultura Bruna Carvalho Mariano, a representante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Neab – IFES – Danielhe Meireles dos Santos, além de alunos, professores e sociedade veneciana.


A abertura aconteceu às 8h e contou com a apresentação cultural Sarau Poético e, logo após, com a apresentação do game “Capoeira – O Jogo”Gustavo Zamprogno.

O palestrante Gustavo Ford da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES falou sobre o objetivo do seminário que é proporcionar condições para construção de novos saberes sobre a cultura afro-brasileira, além de promover a reflexão a respeito da equidade racial e estimular o respeito às diferenças.

Para o Prefeito André Fagundes “este é um marco importante na história da educação: a Lei 10.639, sancionada em 9 de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de educação básica, tanto públicas quanto privadas. Esta Lei representa um passo significativo na luta contra o racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira no contexto educacional. Ela é um reflexo do nosso compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e diversa, capaz de refletir as diferentes realidades sociais e culturais do nosso país. Para o próximo ano já realizamos a adesão à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) cujo objetivo é implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola”

Para a Secretária Municipal de Educação, Professora Wanessa Zavarese Sechim “o realinhamento do currículo para a inclusão de temas de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena demonstra a responsabilidade da rede com uma educação inclusiva e plural”. 

O Prefeito André Fagundes parabenizou o esforço e ressaltou a importância da intersetorialidade entre as secretarias de educação e cultura e das parcerias com especialistas como os professores Jaime Bernardo Neto e Rogério Frigerio Piva, além do IFES, para garantir um olhar mais profundo e embasado sobre as minorias e a memória local, principalmente durante as formações para os profissionais da educação, por meio do Programa de Formação Continuada em Serviço. O encerramento do evento aconteceu às 11h.